Ideias de endomarketing para o mês de junho

08/05/2023

Junho marca o encerramento do primeiro semestre, por isso campanhas de valorização reconhecimento das pessoas pelos resultados alcançados são bem-vindas: coffe-breaks, rodas de conversas, entrega de presentes / brindes, trocas de mensagens entre profissionais, momentos one to one entre líderes e liderados.

Que tal aproveitar o período para fazer um balanço geral do primeiro semestre? Avaliar o que aconteceu de positivo e o que pode ser melhorado para o segundo semestre? Sugere-se criar um momento colaborativo entre os profissionais das equipes para que possam fazer esse mapeamento. Você pode utilizar post its e/ou plataformas colaborativas (Miro / Jamboard etc) para realizar esse mapeamento. A partir do mapeamento é possível desenvolver um plano de ação com o que precisa ser feito para elevar os resultados no segundo semestre. 

Em algumas regiões do Brasil, a partir do mês de junho o frio já começa a aparecer e nada melhor do que incentivar a solidariedade, promover campanhas de doações de agasalhos, cobertores e roupas em excelente estado de conservação. Além de coletar as doações, é importante envolver os profissionais nas entregas das doações. Nesse caso o endomarketing pode criar alguns materiais de comunicação para abordar a importância de doar peças limpas e em bom estado de conservação. Outro ponto importante é que às vezes alguns funcionários têm um número maior de dependentes da sua renda e nem sempre têm agasalhos suficientes, então é válido criar um dia de Brechó interno para que as pessoas vendam as roupas com valores menores e/ou proporcionar um dia de troca de peças entre os profissionais. 

Outras datas importantes que podem ser trabalhadas durante o mês de junho:

  • Semana do meio ambiente (05 de junho – dia mundial do meio ambiente) – criar uma campanha de incentivo à preservação do meio ambiente; proporcionar palestras educativas sobre o meio ambiente e o que cada profissional pode fazer para otimizar o uso dos recursos naturais – vida profissional e pessoal; criar um concurso de desenhos para os filhos de funcionários; distribuir sementes e incentivar o cultivo; apresentar as principais práticas de proteção ao meio ambiente adotadas pela empresa; criar um momento para que as pessoas apresentem suas sugestões de melhorias em relação às práticas adotadas pela empresa para preservação do meio ambiente.
  • Dia mundial do doador de sangue (14 de junho) – desenvolver uma campanha sobre a importância de doar sangue; incentivar quem nunca fez doação de sangue a doar pela primeira vez e em troca presentear com um brinde com a marca da empresa; no caso dos colaboradores que atuam em home-office a empresa pode criar um vídeo de agradecimento pelas doações e reforçar a importância desse ato. 
  • Festa Junina / Arraiá – a empresa pode aproveitar esse “mote” para aproximar / integrar as pessoas, aliás a própria equipe pode criar a festa junina. Além disso, vale distribuir kits de guloseimas juninos, criar um concurso de decoração dos setores, proporcionar adereços, realizar um dia de comidas típicas dos arraiás etc. 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

 

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de junho

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?