O mês de junho está chegando e há uma série de datas que podem ser comemoradas e podem ser utilizadas para integrar, despertar a consciência, aproximar as pessoas e até mesmo fazer o bem.
Nesse mês é possível fazer ações especiais relacionadas com a “semana do meio ambiente”, “dia dos namorados”, “dia mundial do doador de sangue”, “festa junina”, e até como o inverno está se aproximando indicamos a realização da campanha do agasalho.
Na sequência apresento sugestões para cada uma das datas:
- Semana do meio ambiente (05 de junho – dia mundial do meio ambiente): Que tal distribuir flores ou sementes de plantas para os profissionais da equipe? Há aqueles cartões semente que podem ser plantados ou então as sementes personalizadas com o nome da empresa. Você pode relacionar o fato de semear com os valores da empresa e mostrar a importância que cada profissional da equipe tem para que o crescimento ocorra de forma sustentável. Indicamos também um concurso fotográfico de imagens que traduzam os cuidados com o meio ambiente. Disponibilizar desenhos relacionados com a preservação do meio ambiente para que os filhos dos funcionários possam pintar. Realizar uma campanha educativa de como as pessoas podem ajudar a preservar o meio ambiente no dia a dia. Gravar vídeos com profissionais da equipe que gostam de plantas e têm o hábito de cuidar / preservar. Caso a equipe esteja em home-office você pode enviar os kits de plantas e/ou sementes com as recomendações e pedir que as pessoas façam as fotos.
- Campanha do agasalho: Você pode criar uma campanha “Aqueça o inverno de alguém”, onde os profissionais são convidados a doarem roupas e calçados de qualidade (ou seja, que possam de fato serem utilizados por outras pessoas). A sugestão é que os profissionais doem roupas limpas e que inclusive possam ajudar na entrega das mesmas para pessoas carentes e/ou entidades. Algumas ações que costumam funcionar: a cada “X” peças doadas, o profissional da equipe que doou ganha uma manta com etiqueta da empresa. Você também pode fazer uma espécie de competição por área para ver quem mais arrecada. Lembre-se que o objetivo é integrar as pessoas para ajudar uma causa maior. Da mesma forma, se os profissionais estiverem em home-office você pode subdividir a equipe e pedir que uma pessoa de cada equipe fique responsável por buscar as doações e representar a equipe na entrega. Outra ação legal é gravar um vídeo com as pessoas que receberam as doações vestindo as roupas e agradecendo a doação, claro que isso precisa ser bem planejado, mas costuma mostrar a importância de doar algo que realmente as pessoas percebem que pode ser utilizado.
- Festa Junina: Que tal organizar um kit individual com doces e salgados representativos da data e entregar para cada profissional? Ou ainda, criar um concurso da melhor caracterização? A intenção não é a festa em si, mas criar um clima positivo, tornar o ambiente de trabalho mais agradável e divertido. Você também pode criar uma caixa de memórias onde as pessoas coloquem quais são as suas lembranças da época da festa junina e depois criar um momento para compartilhar essas memórias. A decoração do ambiente também conta para criar um clima amistoso.
- Dia dos Namorados (12 de junho): O objetivo aqui é aproveitar a data para celebrar o “amor”, bem como se a empresa é do varejo e tem incremento de vendas em função da data, essa data pode ser estimulada internamente. Que tal criar um desafio com ações ou práticas que cada profissional pode fazer para fortalecer ainda mais os laços de amor, por exemplo, fazer o café do amado (a), dizer o quanto ele (a) é bonito, fazer um momento de elogios etc... Ou simplesmente, uma ação onde as pessoas possam escrever o que é o amor. Aqui a ideia é instigar o fortalecimento dos vínculos e do poder da presença e das pequenas ações que fazem a diferença no dia a dia das pessoas.
- Dia mundial do doador de sangue (14 de junho): Essa data merece ser trabalhada dentro das organizações, pois afinal quantas vidas podemos salvar com a doação de sangue? Você pode fazer uma parceria com os bancos de sangue e organizar para que todos os doadores tenham transporte até o local e também um “pin ou bottóm” para reconhecimento da doação. Internamente a empresa pode fazer uma homenagem para esses profissionais, entregando uma cartinha ou um certificado de agradecimento. O objetivo é instigar que mais pessoas se conscientizem da importância de doar. Caso tenha na equipe algum profissional que recebeu a doação em algum momento da vida, vale a pena gravar um vídeo emocionante, mostrando que esse pequeno gesto representa uma vida.
Como o mês de junho costuma ser um pouco mais frio em algumas regiões, você pode programar algumas surpresas especiais: dia do chocolate quente, dia de um café especial ou distribuir chás com mensagens motivacionais para aquecer o dia dos profissionais da equipe.
A intenção das ações de endomarketing deve ser clara e todas as ações devem ter vínculo com os valores da empresa. Quanto mais você conseguir vincular as ações do endomarketing com os valores da empresa mais resultado a empresa terá.
Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas:
Instagram: https://www.instagram.com/flaviabernardioficial/
Facebook: https://www.facebook.com/flaviacbernardi