Ideias de endomarketing para o mês de julho

28/05/2024

Um bom planejamento de endomarketing faz com que a empresa tenha coerência e consistência em suas ações, e atinja o objetivo de aumentar o engajamento e o comprometimento dos profissionais da equipe. 

Um dos piores tiros no pé das áreas de endomarketing é fazer as ações conforme as datas surgem e/ou entregar brindes / presentes sem pensar na continuidade ou simplesmente porque foram feitos para realizar algo na data, ou seja, sem se questionar “Qual é a intenção da ação? Qual é o resultado desejado?”. Endomarketing não é sobre comemoração de datas. 

Uma boa estratégia de endomarketing envolve fortalecer o que empresa espera dos seus profissionais, reforçar os atributos culturais, os valores da empresa, bem como trabalhar temas importantes para a empresa e para as pessoas. 

Recentemente vivemos uma grande catástrofe no Rio Grande do Sul e isso impactou as pessoas e as empresas não apenas de forma material, mas também mental. Mesmo pessoas que não foram impactadas diretamente estão relatando sentimentos de culpa, falta de foco, cansaço mental etc, o que nos mostra que é preciso trabalhar esses temas dentro das empresas. Ou seja, um endomarketing estratégico é aquele que tem um olhar especial para as pessoas da equipe: qual é a necessidade das pessoas nesse momento?  

Quando pensamos no mês de julho, observa-se que em algumas regiões do Brasil é um período mais frio, propício para realizar campanhas de agasalhos para auxiliar pessoas carentes, ou ainda, promover uma “troca legal”, um momento no qual os profissionais possam trocar peças de roupas, acessórios e calçados entre si ou até mesmo outros itens que possuem em casa, estão em bom estado e não são mais utilizados, essa é uma excelente maneira de fazer a economia circular. 

Por ser um período mais frio, cabe realizar ações de educação com “informações:  sobre como manter a saúde em dia, pequenas ações diárias que podem ser realizadas para aumentar a imunidade e fortalecer a saúde. Outra dica é oferecer e-books com receitas que aquecem e combinam com o frio. 

Vale ainda disponibilizar para os profissionais que são mães / pais “dicas sobre atividades para quem tem filhos em período de férias escolares”, ou ainda, kits com atividades para que as crianças possam executar em casa. 

Caso a empresa queira associar a ação de endomarketing com uma data específica, segue algumas dicas adicionais:

  • 03 de julho – Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial: a empresa pode desenvolver uma palestra sobre diversidade cultural / racial; mostrar que todos são iguais e importantes para a empresa. Distribuir material informativo para reforçar o compromisso pela igualdade. Apresentar dados / estatísticas sobre o perfil dos profissionais da equipe. 
  • 07 de julho – Dia Mundial do Chocolate: Que tal servir um chocolate quente e/ou distribuir chocolates com frases relacionadas aos valores da empresa? Ou ainda, promover uma ação para beneficiar pessoas carentes “traga um chocolate para doação”. 
  • 13 de julho – Dia Mundial do Rock: Que tal criar uma playlist com as músicas preferidas da equipe? Ou ainda, receber os profissionais com música? 
  • 15 de julho – Dia do Homem: Promover palestras sobre saúde do homem; promover um happy hour; painel de valorização com as imagens dos profissionais da equipe; criar um vídeo com uma homenagem para um homem especial (nesse caso todos os funcionários podem homenagear algum homem que queiram – filhos, avós, pais etc). 
  • 20 de julho – Dia do Amigo e Internacional da Amizade: Promover um dia do abraço para valorizar as verdadeiras amizades; Gravar vídeos contando histórias de pessoas que construíram amizades dentro da empresa e levam para a vida; Criar um painel com frases sobre amizades; Distribuir mensagens sobre amizades que possam ser compartilhadas com outras pessoas até mesmo fora da empresa; Promover um dia de elogios “amigo elogia amigo”, no sentido de valorizar as características positivas dos profissionais. 

Espero que alguma das ideias acima possa te inspirar. Lembre-se que endomarketing é sobre “gente”, e para realizar ações que tenham sentido é preciso entender as necessidades das pessoas.

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