Ideias de endomarketing para o mês de julho

27/06/2023

Julho marca o início de um novo semestre. É um bom período para iniciar ações mais robustas com o objetivo de fortalecer a integração e o relacionamento entre os profissionais da equipe. 

Que tal implementar um Café com a Direção ou Gerência? Os cafés com a direção costumam ser um excelente meio para praticar a transparência e deixar as equipes alinhadas com o propósito da empresa. Costumo recomendar que esses cafés sejam espaços para que os profissionais possam se apresentar, trazer suas dúvidas, receios, medos etc., e que seja um momento descontraído para aproximar as pessoas. 

Ao implementar o Café com a Direção é importante ter em mente a periodicidade, a estratégia para selecionar os participantes, bem como o tempo disponível para os encontros. 

Também é um excelente período para fortalecer ações de diversidade e inclusão. Rodas de conversa sobre o papel da mulher na liderança; proporcionar palestras sobre como lidar e incluir os diferentes profissionais no ambiente de trabalho; dinâmicas de empatia para que realmente seja trabalhado a humanização no ambiente de trabalho. Infelizmente o preconceito ainda é muito presente na sociedade e precisamos falar cada vez mais sobre isso. Mais importante do que ter uma meta de mulheres na liderança por exemplo é ter práticas que mostrem que a empresa aceita e reconhece os profissionais com as suas respectivas identidades, valores, crenças etc... 

Outras ações que podem ser trabalhadas durante o período de julho:

  • Julho amarelo – Criar uma campanha para conscientizar os profissionais da equipe sobre as hepatites virais.
  • Dia mundial do Rock (13/07) – Que tal sensibilizar a equipe para criar uma playlist com as músicas preferidas de cada um? Ou então, trazer uma apresentação musical para animar o dia dos profissionais? Também pode ser uma data para revelação de talentos, que tal montar um palco para que os profissionais possam se apresentar nos momentos de intervalo e descontração?
  • Dia do homem (15/07) – Criar um momento para falar sobre a saúde do homem – saúde física e mental; proporcionar um happy hour no final do expediente para homenageá-los; proporcionar palestras com temas de interesse (ex.: finanças, paternidade, carreira etc...); desenvolver uma campanha onde todos os funcionários da empresa possam trazer fotos de quem consideram “grandes homens” da sua vida e/ou ainda, criar de forma simbólica um reconhecimento entre as equipes sobre homens que fazem a diferença na empresa (ex.: certificado Super Analista, Super Pai, Super Inteligente, Super Nerd etc...).
  • Dia do amigo (20/07) – Proporcionar um momento onde as pessoas possam reconhecer que é possível construir amizades no ambiente de trabalho. Que tal criar um vídeo com uma história de profissionais que se conheceram no ambiente de trabalho e construíram uma amizade além do ambiente empresarial? Ou ainda, criar um formulário onde as pessoas possam conhecer os colegas além do trabalho e quem completar todo o formulário ter algum tipo de reconhecimento e/ou receber um presente. A ideia é que as pessoas possam conhecer melhor umas as outras. 
  • Dia nacional do escritor (25/07) – Que tal criar um espaço para que as pessoas possam compartilhar suas dicas de livros e/ou autores preferidos? Quanto mais a empresa instigar a busca pelo conhecimento, a equipe se tornará ainda mais capacitada. 

 

Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

 

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

 

Ideias de endomarketing para o mês de julho

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?