Ideias de endomarketing para o mês de julho

31/05/2022

De forma geral tenho percebido o quanto as empresas estão sentindo dificuldades em contratar e manter bons profissionais na equipe. Conversando com as áreas de recursos humanos e gestores, essa tem sido uma preocupação frequente.  

Para agravar ainda mais o cenário, uma pesquisa divulgada recentemente no Jornal Valor Econômico, mostra que no Brasil um a cada cinco profissionais pretende mudar de emprego nos próximos meses. 

Ou seja, as empresas precisam “parar” e “pensar de forma estratégica” as suas ações com foco nas pessoas: investir nas lideranças (líderes mais focados no ser humano e nos resultados), criar e implementar ações de valorização e reconhecimento das pessoas. 

Alguns sinais de que as ações da sua empresa são paliativas: alto índice de atestados, absenteísmo e rotatividade, faltas injustificadas, pedidos de demissão frequentes, pessoas que não comparecem nos eventos e/ou ações que a empresa desenvolve, e/ou ainda, profissionais que reclamam das ações que a empresa está desenvolvendo. 

O que quero dizer aqui é que não basta presentear as pessoas em datas especiais ou fazer ações pontuais, é preciso ter consistência nas ações de endomarketing. 

É preciso ter um plano que fortaleça a cultura e os valores da empresa, pois já está comprovado que não é um presente ou brinde que fará o profissional ficar na empresa, mas um conjunto de ações consistentes com foco no ser humano, no bem-estar, nas possibilidades de crescimento e desenvolvimento dentro da empresa. 

Embora eu sempre apresente ideias de endomarketing para os profissionais que acompanham os meus conteúdos, a minha recomendação é que você tenha um plano e que uma ação tenha relação com outra para que você possa perceber o resultado ao longo do tempo. 

Na sequência apresento algumas ideias para o mês de julho:

  • Promover momentos de escuta das equipes: caso a empresa esteja vivenciando problemas relatados anteriormente (rotatividade, absenteísmo, pedidos de demissão voluntários etc...).
  • Campanha Julho Amarelo: promover palestras para a equipe relacionadas ao combate das hepatites virais. O Julho Amarelo foi criado pelo Ministério da Saúde e o mês foi escolhido, pois no dia 28 de julho comemora-se o dia mundial de combate à doença. As hepatites virais são perigosas e possuem alto índice de casos em todas as faixas de idade. A doença provoca sérios danos à saúde e pode levar até mesmo à morte. 
  • Dia mundial do Rock (13/07): que tal criar uma campanha para compartilhar os gostos musicais e/ou promover um momento musical para a equipe? Ou ainda, criar uma playlist da empresa com músicas de rock preferidas da equipe? Também é possível sortear ingressos para participação em eventos de rock. 
  • Dia do homem (15/07): assim como há o dia da mulher, há o dia do homem. No caso do dia do homem a intenção é fortalecer o alerta sobre à saúde masculina Nessa data a empresa pode valorizar os homens com momentos de bem-estar (quick massage, oficinas de cuidados pessoais – barbearia / cortes de cabelo, promover uma atividade física no posto de trabalho, dicas de moda e estilo etc), oferecer palestras sobre saúde e bem-estar, carreira e protagonismo, paternidade e/ou outros temas importantes para esse público. Cabe ainda presentear com gifts que façam sentido para o público. Outra dica é promover um café da manhã especial e/ou happy hour e criar um painel on-line e/ou físico sobre o que é ser homem.  Ou ainda, que tal fazer uma campanha com todos da empresa para que mencionem os homens importantes da vida de cada um (geralmente as pessoas trazem muito a questão dos pais, avós, tios, professores etc..). Nessa data é importante observar qual é o perfil do público de homens que fazem parte da empresa para que a ação tenha sentido. 
  • Dia do amigo (20/07): que tal contar histórias de amizades que foram formadas na empresa? Um vídeo mostrando pessoas que fizeram amizade na empresa e que levam isso para o seu dia a dia. Ou ainda, estimular a troca de gentilezas entre amigos (criar uma campanha para que as pessoas façam gentilezas entre si). Dependendo do tamanho da empresa é possível fazer uma troca de cartões onde as pessoas são instigadas a escreverem mensagens com elogios sinceros sobre o trabalho de cada uma delas. 
  • Dia Nacional do Escritor (25/07): muitas empresas têm projetos que incentivam à leitura. Se a sua empresa tiver algum projeto nessa linha, vale a pena fazer uma ação onde as pessoas possam contar quem são os seus escritores preferidos e/ou sugerir livros para os colegas de trabalho. 
  • Dia dos avós (26/07): talvez a sua empresa tenha profissionais que exercem esse papel de avós, que tal fazer uma homenagem? Um vídeo do neto e/ou neta falando sobre o amor que sente pelos avós? Ou ainda, se a equipe for pequena os profissionais podem gravar um vídeo falando sobre lembranças dos seus avós. 

 

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