Está na hora de planejar as ações de endomarketing para o mês de julho, caso você ainda não tenha feito, e dependendo de onde a sua empresa está situada é importante realizar ações vinculadas com o inverno e também reforçar a comunicação sobre cuidados com saúde para evitar resfriados, gripes e até mesmo o COVID.
O mês de julho também é marcado pelo dia do homem, dia do amigo, e além disso representa o final de um ciclo de seis meses.
Nesse sentido, apresento algumas práticas que você pode adotar em sua empresa:
- Campanha de cuidados com a saúde: Você pode desenvolver uma série de lembretes com dicas práticas sobre os cuidados com a saúde. Que tal convidar médicos que possam gravar vídeos curtos com dicas rápidas e práticas, ou ainda, uma nutricionista que fale sobre como aumentar a imunidade e se proteger da gripe, dicas de alimentos indicados ou até mesmo receitas de shots para aumentar a imunidade. Se quiser ir além, você pode inclusive presentear os funcionários com um kit com os itens necessários para que façam o seu primeiro shot. Outra ideia é apresentar exercícios que possam ser feitos em casa para melhorar a saúde. Muitas pessoas não têm esse conhecimento técnico e às vezes pequenas dicas podem ajudar na prevenção de doenças. Outra ideia é preparar uma série de lives curtas exclusiva para os funcionários e familiares com profissionais que possam trazer essas orientações durante o mês inteiro.
- Dia do homem (15/07): nessa data é legal prestigiar com alguma homenagem que faça sentido para o seu público, ou seja, talvez proporcionar um momento de cuidado pessoal; presentear com uma cerveja artesanal; ou ainda, diante da situação da pandemia, fazer uma super aula on-line de culinária para os homens da empresa. Pode ser feita uma dinâmica onde as pessoas possam escrever os nomes dos homens representativos em suas vidas (pais, filhos, amigos etc...).
- Dia do amigo (20/07): o dia do amigo pode ser comemorado com um abraço diferente...Sabemos que com a pandemia não é possível abraçar as pessoas, afinal existe muito risco, mas você pode convidar os profissionais da sua equipe a abraçar uma causa social, afinal julho é um mês geralmente frio em algumas regiões e muitas pessoas precisam de ajuda (mantimentos, cobertores etc...). Outra forma é realizar um abraço virtual, essa ideia parece maluca, mas é muito simples, convide as pessoas para que se autoabracem, esse simples exercício é um sinal de amor próprio e você pode inclusive se ancorar na ciência, pois esse simples exercício apresenta os mesmos benefícios neurofisiológicos e físicos de um abraço compartilhado. Aliás existe um estudo que compartilho em algumas palestras que mostra que quando as pessoas estão deprimidas, se elas fizerem esse exercício do autoabraço e disserem "eu me amo", conseguem aumentar o sentimento de bem estar. Não custa nada, é simples e vale a tentativa. Você pode fazer um abraço por escrito, que tal as pessoas serem convidadas a escreverem bilhetes para a equipe: você merece um grande abraço pois nesse semestre conseguiu implementar tal ideia... Ou seja, é um momento de trazer o reconhecimento a tona.
- Fechamento do semestre: que tal realizar uma reunião com a equipe para apresentar os resultados do semestre, agradecer e apresentar as perspectivas para o segundo semestre? Ou ainda, você pode fazer um exercício para dar uma motivada na equipe, peça que as pessoas façam uma reflexão do que foi positivo no primeiro semestre, o que querem manter e o que querem eliminar para terem um resultado ainda melhor nas suas vidas. Esse exercício é simples e ajuda as pessoas a refletirem sobre as coisas boas da vida diante de tantas notícias ruins.
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: