Início de ano é associado com novas resoluções, metas e objetivos pessoais, oportunidades de renovação, ou seja, motivos que podem ser utilizados para construir rituais poderosos no sentido de aumentar o engajamento e o comprometimento dos profissionais da empresa.
As pessoas trabalham por algum motivo, não estão nas empresas simplesmente pela necessidade financeira. Por outro lado, as empresas servem como trampolim para a realização de objetivos ou sonhos pessoais.
Por isso, aproveitar o mote do início de ano pode ser uma oportunidade única para gerar resultados extraordinários.
Na sequência apresento ideias de endomarketing para o mês de janeiro:
- Criar um mural com as resoluções da equipe. A ideia é que cada profissional possa escrever e/ou ter uma imagem de um objetivo tangível (meta SMART), algo que o profissional se sinta confortável em compartilhar com os demais colegas da equipe. Imagine uma equipe e/ou uma liderança que ajuda a sua equipe a atingir seus objetivos? Isso é a construção de um verdadeiro legado. As pessoas jamais esquecerão esse momento. Caso a equipe atue de forma remota, é possível fazer esse exercício de forma on-line, convidando cada pessoa a construir uma imagem / colagem e/ou até mesmo utilizar a inteligência artificial para criar a imagem.
- Criar um desafio da equipe relacionado com bem-estar, saúde, finanças e/ou algum tema que seja de interesse da equipe. Por exemplo: Que tal ensinar os profissionais da equipe a investirem o dinheiro de forma a potencializar os resultados e/ou conseguirem eliminar as dívidas? E/ou até mesmo para funcionários com filhos, mostrar oportunidades de “criar um futuro melhor para os filhos” a partir da visão de investimentos?. Outro exemplo é criar um desafio de saúde com incentivos para as equipes (ex.: atividade física diária, alimentação saudável, autocuidado etc...).
- Relembrar sonhos antigos e incentivar que as pessoas busquem a realização durante o ano:Certamente na sua equipe há pessoas com sonhos adormecidos, uma ideia é instigar as pessoas a resgatarem seus sonhos (ex.: aprender a tocar algum instrumento musical, fazer a carteira de motorista, realizar alguma viagem...).
- Sensibilização da liderança sobre endomarketing: Um dos momentos mais propícios para capacitar a liderança sobre a importância do endomarketing é durante o mês de janeiro. É possível trabalhar num workshop a importância da liderança que aproveita as oportunidades do endomarketing para aproximar pessoas. Estamos disponíveis para ajudar a sua empresa nesse sentido.
- Janeiro Branco (de 1 a 31 de janeiro): é inegável que as pessoas “andam” cada vez mais estressadas, preocupadas e ansiosas. No Brasil, infelizmente, os índices não são nada bons nesse sentido. Aqui a dica é proporcionar palestras específicas sobre práticas para a gestão emocional, rodas de conversas, vouchers de acesso a profissionais especializados em saúde mental e/ou autocuidado. Outra forma de marcar o Janeiro Branco é presentear os profissionais da equipe com livros sobre inteligência emocional. Uma das principais dicas para lidar melhor com as emoções é aprender como a mente funciona, por isso workshops, palestras e/ou cursos com viés prático costumam apresentar resultados assertivos.
- Dia da gratidão (05 de janeiro): Criar um espaço para que os profissionais possam escrever os motivos pelos quais são gratos e/ou distribuir cadernos / diários para estimular que os profissionais criem o hábito de escrever os motivos pelos quais são gratos.
- Desenvolver um kit ano novo: Ou seja, entregar no retorno das férias um kit com mimos da empresa e uma “carta poderosa” com os desejos para o profissional.
- Estabelecer combinações com as equipes: Que tal aproveitar o início do ano para convidar a equipe para estabelecer novas combinações. Ex.: Quais as práticas que serão adotadas pela equipe durante o ano para chegar nos resultados?
- Dinâmicas de integração: Aproveitar o retorno das férias para promover momentos de integração e desenvolvimento da equipe.
Janeiro é uma página em branco para que os profissionais possam desenvolver novas formas de trabalho, fazer novas escolhas, e ainda, construir de forma coletiva algo que seja importante para a equipe e para a empresa.
Quer aprender a planejar o endomarketing de forma estratégica, ter uma equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.
Acompanhe mais dicas: