Tradicionalmente o mês de fevereiro é marcado pelo Carnaval. Entretanto, nem todas as empresas têm a cultura de comemorar essa data, outras empresas mantiveram o sistema de trabalho home-office o que inviabiliza ações presenciais e em função do COVID muitas cidades optaram por não realizar essa festividade.
Por isso, nesse artigo apresento ideias para serem implementadas durante o mês de fevereiro independentemente do Carnaval.
Uma das ações que pode ser trabalhada com ênfase durante o mês é o fortalecimento da cultura da empresa: Qual é o nosso propósito enquanto empresa? O que acreditamos? Quais são as nossas crenças? O que queremos e o que não queremos que aconteça dentro da nossa empresa?
Você enquanto área de endomarketing ou gestão de pessoas pode inclusive utilizar essas perguntas para nortear o trabalho de fortalecimento da cultura. Já pensou em realizar essas perguntas diretamente para as equipes? Ou que tal criar uma missão onde cada equipe apresente essas respostas de forma criativa e interativa? Que tal desenvolver uma dinâmica ou atividade grupal com esse foco, onde as pessoas possam escrever o que elas pensam em relação a cultura da empresa?
Outra forma é apostar na comunicação interna, reforçando os valores da empresa, por meio de vídeos curtos onde os profissionais da equipe possam falar de práticas que eles utilizam para vivenciar os valores da empresa. Ex.: O valor da empresa é a pró-atividade; o funcionário de forma voluntária pode trazer como no dia a dia ele pratica o valor “pró-atividade”. Essa é uma forma de incentivar as pessoas a praticarem os valores da empresa e a identificarem o que podem fazer para viver os valores da empresa.
Trabalhar a cultura é essencial para reforçar o que queremos e o que esperamos das pessoas. Ao mesmo tempo sabemos que esse não é um trabalho fácil. A cultura da empresa basicamente é um conjunto de comportamentos esperados, e para isso a própria liderança deve traduzir esses comportamentos. Por isso, costumo indicar como ação de endomarketing workshops para a liderança, pois tudo parte da liderança. Tudo o que o líder faz ou fala vai refletir nos comportamentos das equipes, é a famosa teoria “trickle down theory”, estudada por Daniel Goleman, ou seja, o humor do líder afeta a sua equipe de forma direta.
Além disso, você pode aproveitar as datas para realizar ações que fortaleçam o que você espera das pessoas, gerar integração e ampliar o espírito de trabalho em equipe, por exemplo:
Quer implementar um endomarketing na sua empresa do zero e ver a equipe mais engajada e comprometida? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.
Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.
Entre no Canal do Telegram para receber os artigos em primeira mão.
Acompanhe mais dicas: