Endomarketing não pode ser considerado apenas um momento de confraternização e/ou entrega de lembrancinhas, isso de fato não amplia engajamento e/ou gera pertencimento.
Endomarketing precisa ir muito além da entrega de cupcakes ou bombons, precisa ser estratégico.
Quando falo que deve ser estratégico, precisa ser pensado: Qual é o impacto que queremos causar? Qual é a relação da ação com a empresa? Será que essa ação faz sentido para a cultura da empresa?
O mês de agosto nos aproxima do final de ano, é um momento para trazer uma motivação extra para a equipe para manter todos alinhados com os objetivos que a empresa pretende atingir e até mesmo envolver as pessoas no que precisa ser corrigido / alterado no ambiente organizacional.
Nesse sentido, algumas ações recomendadas:
- Revisão de objetivos e metas: propor um momento de interação entre os profissionais da equipe para revisar os objetivos e metas, verificar o que pode ser alterado, e principalmente, pensar ações sobre como podemos manter a nossa equipe motivada e engajada.
- Dia Nacional da Saúde (05 de agosto): promover movimentos para fortalecer a saúde dos profissionais (oficinas com médicos, nutricionistas, educadores físicos etc). Outra ideia é criar um conteúdo editorial com dicas sobre como ampliar o bem-estar e a saúde dos profissionais e/ou criar um desafio da equipe, por exemplo, a OMS – Organização Mundial da Saúde propõe que cada pessoa faça pelo menos 150 min de atividades físicas por semana, que tal instigar esse movimento do bem com alguma “competição pela saúde?”.
- Dia dos pais (10 de agosto): organizar um momento pai e filhos dentro da empresa (conhecendo o trabalho do meu pai); se o público da empresa não tiver pais, pode-se adaptar a estratégia para que os pais conheçam o ambiente de trabalho dos seus filhos; gravar vídeos dos filhos com uma mensagem surpresa e personalizar com uma homenagem da empresa; presentear os pais com experiências entre pais e filhos (aulas de culinária juntos, oficina de dança, jogos etc); criar um planner com sugestões de como aproveitar a semana entre filhos e pais; aproveitar o momento do Bobbie Goods” e personalizar um arquivo a partir de fotos dos pais e filhos; promover sessões fotográficas entre pais e filhos; desenvolver um presente que tenha sentido para pais e filhos.
- Agosto dourado - Semana mundial do aleitamento materno (1 a 7 de agosto): desenvolver material informativo e lives abertas para familiares sobre aleitamento materno com o objetivo de incentivar os profissionais e respectivos familiares.
- Agosto lilás (campanha de combate à violência doméstica): promover palestras instrutivas, apresentar vídeos orientativos, desenvolver oficina de defesa pessoal.
- Agosto laranja (conscientização sobre esclerose múltipla): trazer informações para a equipe.
Quer ir além?
📚 Curso online "Endomarketing na Prática" → Aprenda a planejar ações estratégicas.
🎯 Livro digital "Endomarketing: da Estratégia ao Coração" → Ideias prontas para aplicar.
📲 Canal do Telegram → Receba dicas exclusivas de endomarketing e comunicação interna.