Ideias de endomarketing para o dia das mães

05/04/2021

O dia das mães é repleto de afeto. Já parou para pensar que sem uma mãe não existiria vida?

As empresas podem aproveitar essa data para o endomarketing com o intuito de aumentar a integração, o engajamento, aproximar as pessoas, e mais do que isso homenagear todas as mães da empresa e/ou mães dos funcionários. 

Lembrando que endomarketing não é dar presentes ou brindes, mas sim uma filosofia de valorização e reconhecimento dos profissionais. Desta forma, tenho recomendado que todas as ações tenham ênfase nas emoções das pessoas.

Mais do que presentes, a ideia é fazer com que as pessoas se sintam realmente valorizadas e quanto mais conseguirmos tocar o coração, mais isso acontece. 

Na sequência apresento uma série de ideias de endomarketing para essa data especial:

  1. Entregar flores para todos os funcionários para que possam homenagear uma mãe especial, seja a sua própria mãe, alguém que represente ou representou a mãe, a esposa, entre outros. 
  2. Elaborar uma apresentação ou vídeo com fotos das mães da empresa. Essa apresentação ou vídeo pode ser disponibilizada nos diversos canais de comunicação interna (aplicativo, TV corporativa, murais digitais, whatsapp, telegram etc).
  3. Gravar um vídeo dos filhos com as “falas” que as mães geralmente dizem: se cuida, te amo filho (a), leva um casaco, não volta tarde etc.
  4. Exposição de fotos mães e filhos num mural e/ou varal do afeto. Se a equipe de mães for pequena, vale a pena entrar em contato com os familiares para que enviem uma foto que a mãe goste muito, e aí realizar uma surpresa realmente. 
  5. Mural do afeto: distribuir corações para cada mãe e pedir que escrevam nesse coração uma palavra que representa o que significa ser mãe. Após a empresa pode montar um grande coração com essas palavras. 
  6. Conte-me uma receita de mãe: cada profissional da equipe deve trazer uma receita exclusiva da comidinha da mãe e a empresa montar um e-book e disponibilizar para todos. Pode-se ainda entregar esse livro de receitas no formato impresso para que os filhos presenteiem as suas mães e/ou pessoas que representem esse papel. 
  7. Entregar um presente cheio de significado com a foto dos filhos (porta retrato, almofada personalizada, caneca, avental personalizado etc). Fotos dos filhos costumam mexer com as emoções das mães. 
  8. Happy Hour para mães: que tal organizar um momento só para mães, onde elas possam falar sobre esse papel, dos momentos que mais marcaram as suas vidas. Esse happy hour pode ser conduzido como uma roda de conversas com perguntas específicas, e cada mãe pode receber um kit com doces / salgados / bebidas para comemorar. 
  9. Concurso cultural: que tal promover um concurso cultural onde os filhos trazem fotos com as suas mães e a foto mais votada ganha um presente especial? 

Cabe lembrar que talvez haja casos de mães que perderam os seus filhos, por isso você precisa ter a sensibilidade de entender se isso aconteceu com alguém da sua equipe, e ter o cuidado no momento de prestar as homenagens. 

Espero que esse artigo tenha te inspirado, se você se sentiu inspirado (a) compartilhe com outras pessoas. 

Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Instagram: https://www.instagram.com/flaviabernardioficial/

Facebook: https://www.facebook.com/flaviacbernardi

Ideias de endomarketing para o dia das mães

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?