Ideias criativas de endomarketing para o Natal

24/10/2020

O final do ano está se aproximando e é muito comum as empresas realizarem alguma celebração e/ou ação alusiva ao Natal, aliás essa é uma excelente oportunidade para trabalhar a integração, o espírito de equipe entre os profissionais.  

Na sequência apresento algumas ideias criativas para que você possa trabalhar com a sua equipe, lembrando que no meu livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração  eu trago ideias também para outras datas do ano e apresento o meu método de implementação do Endomarketing.

Vamos as dicas práticas:

  • Árvore de Natal colaborativa: cada profissional é convidado a trazer um enfeite ou confeccionar um enfeite de natal para colocar na árvore da empresa. Nesses casos é importante criar uma campanha interna, mostrar que o que vale é a criatividade, e que os profissionais poderão utilizar “sucatas”, e envolver os filhos e familiares na confecção do “enfeite”. Aliás a árvore pode ter esse conceito ecológico, ou seja, pode ser desenvolvida somente com embalagens que seriam descartadas. É importante marcar um momento para que todos coloquem seus enfeites na árvore e/ou então um momento para que seja feito um agradecimento para os profissionais.
  • Árvore com retrospectiva dos melhores momentos do ano: embora tenha sido um ano desafiador com certeza ocorreram momentos bons, que tal fazer uma árvore com fotos desses melhores momentos? Reconhecimentos? Superações?
  • Elaborar um painel com fotografias dos funcionários em formato de árvore de natal.
  • Distribuir um kit com desenhos natalinos para que os profissionais levem para a família e divirtam-se com os seus filhos.
  • Realizar uma oficina do papai noel, onde a equipe é convidada para doar brinquedos em bom estado, e na oficina voluntários podem revisar os brinquedos, separar por idades, e ainda fazer as embalagens para presentes. Depois é só convidar a equipe ou montar uma equipe específica para entregar em alguma comunidade, orfanato e/ou entidade que apoie crianças. Essa é uma atividade que gera integração, espírito de equipe e de solidariedade. 
  • Criar um Natal Solidário onde os profissionais são convidados a doarem alimentos e/ou itens de necessidade básica, e a empresa organiza a entrega para pessoas que precisam.  
  • Promover a troca de mensagens entre os profissionais da equipe: criar uma caixa bonita com o tema natalino e pedir que as profissionais escrevam mensagens para os colegas, marcar um dia para a abertura da caixa e realizar uma pequena confraternização.
  • Lembranças de Natal: pedir que cada profissional escreva sobre uma lembrança forte que tem em relação ao Natal e elaborar um painel ou vídeo com as lembranças de cada um. 
  • Aproveitar o final de ano para mapear os desejos para 2021: você pode fazer uma simples dinâmica e pedir que as pessoas escrevam os seus desejos. Os desejos podem ser colocados numa árvore, ou simplesmente, podem compor um mural dos desejos. O importante é envolver a equipe nesse momento importante.
  • Concurso de decoração natalina entre os setores: que tal convidar cada setor para que decorem os seus ambientes e premiar a decoração mais bonita?
  • Concurso virtual da decoração natalina no home-office: caso os profissionais estejam em home-office você pode promover um concurso virtual da decoração natalina mais bonita.
  • Distribuir biscoitos decorados de Natal: você pode enviar para a casa dos profissionais biscoitos decorados com um bilhete escrito para cada profissional. 
  • Que tal convidar a equipe para criar um jingle de Natal? Sempre há talentos artísticos nas empresas e essa é uma oportunidade de desenvolver algo único e com a identidade da empresa. 
  • Criar um cenário para fotografias de Natal com direito a papai noel e entrega de doces: nem sempre as pessoas têm a oportunidade de viver o “sonho do natal”, às vezes não tem recursos para ter uma árvore ou ceia de natal, por isso a empresa pode proporcionar um cenário bonito para que os profissionais e familiares façam fotos de Natal. Cada profissional recebe a sua foto e alguns doces do papai noel. Essa é uma excelente maneira de proporcionar boas recordações para as famílias e para os profissionais.

Quer um endomarketing estratégico que torne o seu time mais engajado e comprometido? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Ideias criativas de endomarketing para o Natal

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?