Home office e endomarketing: como tudo ficará?

10/06/2020

Nos últimos dias li várias reportagens de empresas que irão manter o home office nos próximos meses e/ou até mesmo que estão estudando a implementação do home office de forma definitiva, entre os exemplos, a XP que deverá manter os profissionais em home-office até o final do ano, a Algar Tech que anunciou que 600 profissionais ficarão em home-office para sempre, entre outros exemplos, inclusive de clientes da nossa empresa.  

Talvez essa ainda seja uma dúvida de inúmeras empresas e quando há essa dúvida, recomendo que a empresa faça alguns levantamentos sobre as vantagens e desvantagens desse modelo, bem como “escute” o seu próprio público através de uma pesquisa. A pesquisa costuma ajudar no processo de tomada de decisão e pode servir como uma “norteadora” para outros investimentos que a empresa precisará realizar caso tome essa decisão. 

Caso você esteja na área de endomarketing ou de gestão de pessoas pode inclusive conduzir esse processo. Lembre-se que não é simplesmente enviar a pesquisa e imaginar que as pessoas responderão, sugiro que haja uma sensibilização e a empresa possa evidenciar os objetivos da pesquisa de forma clara e transparente para que as pessoas respondam no sentido de contribuir com a decisão da empresa.

Entre as perguntas que costumo recomendar para esse tipo de pesquisa estão:

  1. Quais as ferramentas que você mais utilizou durante o período do home office? Essa pergunta visa identificar as ferramentas que são indispensáveis para qualquer profissional que precise atuar nessa modalidade.
  2. Você tem um espaço dedicado para atuar em home office? Muitas vezes as pessoas não têm um espaço para realizar o trabalho em casa, e talvez isso demande investimentos por parte da empresa ou do profissional.
  3. Na sua opinião quais as vantagens de atuar em home office? Ao analisar as vantagens, talvez a empresa consiga perceber que o profissional entende essa modalidade como uma “carta de confiança”. 
  4. Na sua opinião, quais foram as maiores dificuldades que você encontrou ao trabalhar em home office? As dificuldades podem nortear os planos de ação para melhorias que se façam necessárias. 
  5. Você gostaria de permanecer em home office? Nessa pergunta você pode inclusive sugerir uma escala, por exemplo, todos os dias, de 2 a 3 vezes na semana, ou simplesmente, não.
  6. Qual a sua satisfação com as práticas de endomarketing adotadas no período do COVID19? Caso a empresa tenha realizado ações específicas para o período, recomenda-se que essa pergunta seja desmembrada para que você consiga avaliar o resultado de cada uma das ações e identificar o que deverá ser mantido nos próximos anos.

Quando a empresa decide implementar home office é preciso analisar como ficam as práticas de gestão de pessoas e de endomarketing para garantir que as pessoas se sintam acolhidas e permaneçam gerando os resultados necessários, e nesse caso vale a pena pensar na jornada do profissional dentro da empresa, bem como na sua experiência, o que inclui o processo de onboarding, acompanhamento dos primeiros dias na atividade, follow up sobre o profissional, integração entre líderes e equipes, treinamentos necessários, entre outros. 

Quando a empresa opta pelo home office definitivo, o endomarketing se torna ainda mais digital, é preciso avaliar ferramentas que facilitem a integração e o relacionamento entre as pessoas. 

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Home office e endomarketing: como tudo ficará?

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