Guia Prático da Liderança do séc XXI

13/03/2018

Quando se exerce o papel de líder, seja por hierarquia da empresa ou influência diante os liderados, é preciso estar ciente que essa função vai muito além de apenas dar ordens, e isso independe do setor da companhia ou do nível de escolaridade dos funcionários.

Liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhe em equipe para gerar os resultados almejados pela empresa.

Analise a situação: de um lado você tem conhecimento e habilidade, do outro lado estão os colaboradores e o processo. Como equilibrar esses dois pilares para alcançar uma liderança eficaz?

A comunicação eficiente é o ponto de partida para resolver essa questão.

Cabe ao líder a função de fio condutor do sucesso dentro da organização, monitorando a entrega e sempre buscando o alinhamento entre planejado e executado.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o líder do século XXI e dar dicas práticas de comportamento e comunicação para se tornar um líder fantástico.

Boa leitura!

A Evolução do Comportamento dos Líderes

Liderança sempre esteve presente na história, seja em atividades sociais, familiares ou empresariais.

Mas com o passar do tempo o comportamento dos líderes foi mudando de foco, principalmente quando falamos de empresas.

Se antes a preocupação era mais mecânica, pensada apenas no aumento da produtividade da empresa, com o decorrer dos anos a abordagem começou a se tornar um pouco mais humana.

Nesse ambiente, o líder do século XXI ingressa em um processo de valorização das pessoas e não apenas dos processos, deixa de ser um ditador e passa a ser uma pessoa gerindo pessoas com sentimentos e necessidades.

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade.” – Walt Disney  

Logo, o líder contemporâneo apresenta uma preocupação com o ambiente de trabalho e também com o comprometimento e satisfação dos colaboradores. Um bom líder consegue gerir mudanças, quebrar barreiras, vencer desafios e engajar sua equipe.

Para chegar a esses resultados e construir uma liderança eficaz elencamos 6 princípios básicos de comportamento. São eles:

  • Conhecer a si mesmo

O autoconhecimento é o primeiro fator para se preocupar se você quer se tornar um ótimo líder. Saiba lidar com seu potencial e trabalhe seus pontos fracos.

  • Liderar a si mesmo:

E não basta apenas se conhecer, é necessário utilizar este conhecimento para melhorar a forma que você lida com as pessoas a sua volta. A autoliderança envolve muita inteligência emocional e é uma característica essencial para desenvolver equipes de alto desempenho.

“Quando somos tolos queremos conquistar o mundo; quando somos sábios queremos conquistar a nós mesmos.” – John Maxwell  

  • Conhecer sua Empresa:

Como líder, você precisa entender seu negócio e as relações entre as áreas que a compõe. Todos os seus atos vão gerar repercussões, por isso é imprescindível saber o que você e sua equipe estão fazendo e as consequências que elas vão gerar como um todo no ambiente corporativo;

  • Conhecer as Pessoas:

Você conhece quem trabalha com você? Gerar proximidade é a melhor forma para gerar resultados mais efetivos. Saiba os valores das pessoas que trabalham contigo e entenda o comportamento delas;

“Seus liderados não são seus empregados, são suas pessoas” – Peter Drucker  

  • Desenvolver as Pessoas:

Passe seu conhecimento adiante! Ter pessoas capazes de substituí-lo abre oportunidade para você mesmo se desenvolver em sua carreira;

  • Cultivar Hábitos e Posturas Profissionais:

Você como líder tem um impacto muito grande na vida das pessoas. Cuidado com o que você fala e com suas atitudes, às vezes problemas acontecem por um simples descuido. O líder deve dar o exemplo.
 

Os Elementos para Melhorar a Comunicação

Para o líder, a comunicação é uma das principais ferramentas de seu trabalho. É através dela que ele consegue implementar uma decisão e conseguir seus bons resultados, tendo como foco a cultura e o planejamento estratégico da empresa.

Mas alinhar a comunicação como instrumento de poder não é tão simples assim. Ela envolve um conjunto de comportamentos e valores básicos que estimulam a capacidade do líder em ordenar e ser visto como um.

A credibilidade do líder é construída por uma comunicação transparente e verdadeira, que leva os colaboradores a segui-lo. Mas em que se baseia essa credibilidade?

Empatia

Ela se resume na capacidade de se colocar no lugar do outro e falar de um jeito que seus liderados possam entendê-lo. Sem empatia a comunicação fica vulnerável à diversas interpretações.

Estratégia

Conheça as pessoas e desenvolva uma técnica para falar com elas (tanto no formato da comunicação como na oratória), evitando que a mensagem saia com ruídos de entendimento.

Energia

Empodere sua voz e dê a entonação certa nos momentos certos. Lembre-se que comunicar não é apenas falar; é a capacidade de se fazer entender!

Conclusão

Existem vários tipos de lideranças, mas todos exercem um papel fundamental na organização: ser o alicerce entre os funcionários e a empresa.

Para isso, cabe ao líder a função de analisar e praticar diariamente a comunicação (verbal e não verbal) no trabalho, a fim de garantir um ambiente participativo e de alto rendimento.

Quando o verdadeiro líder trabalha a disciplina como motivação e estímulo, além de praticar a arte de ouvir e dar feedback, podemos dizer que que ele passa a ser um desenvolvedor da educação e orientação para o futuro.

E é claro que nem sempre as coisas sairam como previsto, mas líderes desenvolvedores transformam pequenos incidentes em experiências pedagógicas que ensinam a equipe a liderar com os desafios ainda maiores futuramente.

Em casos onde o líder não atua com eficiência, a equipe não se compromete, a comunicação falha e causa desentendimentos entre as pessoas, trazendo inúmeros problemas para a organização, como atraso nas entregas, insatisfação dos colaboradores, diminuição da produtividade, entre outros.

 

 


Este artigo foi escrito pela equipe do Endomarketing.tv. Neste blog falamos principalmente sobre comunicação interna, gestão de pessoas, liderança e TV Corporativa como ferramenta para auxiliar com todos esses tópicos. O endomarketing.tv é uma iniciativa da Progic, empresa que possui uma solução completa de TV Corporativa para melhorar a comunicação com os colaboradores em sua empresa. Acesse nosso site e conheça a TV Corporativa Progic!

 

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