Gestão de pessoas e demissão com respeito em época de Coronavírus

26/03/2020

Nos últimos dias recebi vários contatos de empreendedores e donos de empresas preocupados com o fato de estarem com as suas empresas fechadas e/ou atuando na modalidade home office sem previsão de retorno no ritmo anterior. 

Infelizmente muitos se deram conta que não conseguirão manter os profissionais da equipe se permanecerem com as portas fechadas por mais alguns dias, pois muitos tiveram contratos cancelados, clientes também informaram que terão que postergar pagamentos e/ou que não terão como honrar os compromissos estabelecidos, e por isso a maioria desses empreendedores terá que optar pela demissão de alguns profissionais para garantir a sustentabilidade da empresa por mais alguns meses. 

Outras estratégias para redução de custos já foram tomadas, e a alternativa agora é organizar as equipes conforme as demandas da empresa. 

Diante disso percebi que existe uma preocupação genuína de como fazer essas demissões  e mostrar para as pessoas que isso não tem relação com desempenho das pessoas, e sim com o fato de manter a sustentabilidade da empresa.

Por isso, escrevo esse artigo com dicas do que a área de gestão de pessoas e/ou profissionais que conduzirão esse processo devem fazer para realizar  essas demissões de forma consciente e humanizada:

  1. Manter sempre a transparência e educação com os profissionais que serão demitidos: explicar claramente os motivos e evidenciar que não tem relação com desempenho e sim com o momento atual.
  2. Caso o profissional tenha um excelente desempenho, indicar para outras empresas que estejam precisando profissionais e/ou escrever cartas de recomendação. 
  3. Entregar um kit demissional com estratégias que os profissionais podem adotar para se recolocarem no menor tempo possível: ex.: modelo de currículo, sugestões de como se apresentar para uma entrevista de emprego, dicas de como gravar um vídeo para participação de um processo seletivo, lista de agências de emprego,  dicas de como elaborar um perfil campeão no LinkedIn, lista com dicas de cursos que o profissional pode fazer de acordo com o seu perfil / recolocação, e ainda, convênio com empresas que ofereçam cursos de desenvolvimento profissional e pessoal para que o profissional possa ter uma bolsa de 50% a 80% nos cursos promovidos. Outra alternativa é entregar alguns materiais sobre empreendedorismo para auxiliar a pessoa a abrir o seu próprio negócio. 

Nesse momento vivemos uma pandemia e uma crise que afetará milhões de pessoas em proporções ainda desconhecidas, por isso mais do que nunca as empresas precisam atuar de forma humanizada e responsável, e a área de recursos humanos precisa ser ainda mais estratégica. 

Lembre-se que assim como você recebe bem os profissionais que ingressam na sua equipe, deve se preocupar também com a saída desses profissionais, afinal empresas são feitas de pessoas. 

Gestão de pessoas e demissão com respeito em época de Coronavírus

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?