Gestão de empresas sem mimimi: por que você precisa fazer isso?

05/03/2018

Todos os dias estou em contato com inúmeras pessoas e empresas, e ao longo da minha trajetória e experiência, percebi o quanto é importante fazer uma gestão objetiva, ser muito transparente com as informações, reduzir os floreios e ir direto ao ponto, claro que sendo suave com as pessoas e duro com os problemas.

Floreios demais deixam as pessoas confusas e às vezes perdidas. Quantas vezes pergunto para as pessoas qual é o objetivo maior da sua empresa e a resposta é o silêncio. Se há silêncio, possivelmente muitas pessoas não sabem qual é o objetivo da empresa. Se as pessoas não conseguem saber qual é o objetivo, elas não conseguirão atingi-lo, e isso acontece em inúmeras empresas. Quantas empresas escondem os verdadeiros problemas e os próprios gestores se autodefendem com receio de perderem seus cargos? Sim, em muitas empresas as pessoas preferem manter os cargos e o poder, ao invés de buscarem soluções.

Hoje não podemos  permitir ficar no “e se fizermos isso”, o momento exige ATITUDE, exige AÇÃO e AÇÃO CERTA.  Sinceramente, em muitas empresas os cargos pesam demais, impactam nos custos, fazem com que as pessoas queiram exercer o poder, ao invés de trabalharem pelos objetivos da organização. 

Então, o que é fazer uma gestão sem mimimi? É fazer o básico, ter objetivos e estratégias claras, rodar o PDCA quantas vezes forem necessárias, analisar números, buscar evidências, ter planos coerentes com o momento do mercado, ter líderes de verdade, olhar para aquelas pessoas que têm vontade e querem fazer a diferença, e proporcionar oportunidades de crescimento, fazer o que precisa ser feito, treinar, treinar e treinar quantas vezes forem necessárias conforme diz o guru Ram Charan, muitas vezes substituir pessoas e demitir aquelas que não estão engajadas com o propósito e vivem reclamando. Se uma pessoa reclama demais, significa que não está feliz com o seu trabalho, e por consequência, as suas reclamações podem afetar o clima organizacional, resultados individuais, e até mesmo, os resultados da empresa. Recentemente li um dos livros do Eugênio Mussak, no qual ele apresenta uma pesquisa que 1 pessoa pode impactar 20, às vezes 1 pessoa que fica reclamando, impacta 20, e às vezes a empresa tem 20 funcionários, você consegue imaginar o tamanho do problema?

Analisar, planejar e executar são três palavras chaves para fazer a coisa acontecer. A inércia não traz resultados, tenha no seu time pessoas com atitude e com visão, e reconheça as que entregam bons resultados, mesmo que com elogios e feedbacks positivos, há coisas que podem ser feitas com baixo custo e trazem um super resultado. 

Gestão de empresas sem mimimi: por que você precisa fazer isso?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?