Festa junina e ideias de endomarketing para tempos de pandemia

01/06/2020

Junho é marcado tradicionalmente pelas famosas festas juninas. Em tempos de pandemia, torna-se inviável fazer uma evento dessa magnitude. Pensando nisso, temos que utilizar a criatividade, caso essa data faça parte do seu planejamento de endomarketing.

Lembre-se nem todas as empresas precisam contemplar ações nesse período. Segue algumas ideias para inspirar o seu endomarketing:

  • Mês Junino: a cada semana realizar a entrega de um "salgado" e/ou "doce" típicos dos arraiás. Reforçar que ainda não podemos estar juntos fisicamente e/ou manter a proximidade, mas estamos de "coração", alinhados e trabalhando para que tudo volte a ficar bem. 
  • Promover um arraiá do bem: os profissionais da equipe podem ser convidados a fazerem doações de roupas e/ou alimentos. Um profissional da empresa se encarrega de entregar as doações para uma instituição de caridade e/ou ONG.
  • Entrega de um kit arraiá: já que não é possível reunir as pessoas, que tal presentar com um kit arraiá, ou seja, entregar durante o expediente, um kit com cachorro quente, bolo, pipoca doce ou salgada, paçoca, maçã do amor, e quentão. A empresa pode criar uma hashtag para potencializar a ação. #arraiáempresaxyz #juntoseseparados
  • A máscara personalizada mais votada: outra opção é fazer um concurso de máscaras personalizadas com a temática do mês junino, o profissional com a máscara mais votada pode receber um presente (cesta de produtos juninos).
  • Concurso on-line "Melhor fantasia" ou "Arraiá da família On-line": se a maior parte dos funcionários da sua empresa possuem famílias (tem algum tipo de relação estável e/ou filhos) vale a pena marcar uma data e a família toda se fantasiar, sendo que  pode ser agendado um encontro on-line, onde cada um comemora em sua casa, mas pode visualizar as demais famílias também. 
  • Investir em uma decoração diferenciada: mesmo que não possa haver aglomerações, as decorações podem trazer mais leveza para o momento que estamos passando, então recomendo que se mantenham as decorações por mais simples que sejam. 
  • Bandeirinhas dos desejos: acredito que a maioria das pessoas está torcendo para que esse momento da pandemia passe e que possamos nos sentir mais seguros, por isso é possível aplicar uma dinâmica das bandeirolas, onde cada profissional recebe uma bandeirinha e pode personalizar com o seu desejo, depois é só marcar a data e cada um tem o seu momento de colocar a sua bandeirinha na decoração da empresa.  Essa atividade também pode envolver a família.
  • Happy Hour Junino (on-line): agendar um encontro virtual onde seja feita uma apresentação artística, pode ser com os talentos internos mesmo, e cada um comemora em seu lar. 

Lembre-se que nesse momento é preciso trabalhar as emoções das pessoas, manter o comprometimento e o engajamento, você não precisa criar grandes ações, mas ações consistentes que tenham relação direta com o propósito da empresa. 

Você gostou desse artigo?  Você quer ter mais ideias como essas? Entre no Canal do Telegram, ou ainda, adquira o livro Endomarketing: da estratégia ao coração!

Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática

 

Festa junina e ideias de endomarketing  para tempos de pandemia

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?