Férias e endomarketing: ideias para você motivar a sua equipe

12/12/2019

O final de ano está chegando e nessa época naturalmente as pessoas demonstram-se mais cansadas, muitas empresas optam por realizar férias coletivas e outras mantém as atividades laborais. Nessa época é bem interessante propor ações que engagem o público que vai continuar trabalhando e também reforçar a importância do descanso para os profissionais que estarão de férias. Como endomarketing você pode realizar campanhas de comunicação interna, por isso resolvi escrever algumas dicas:

Ideias para potencializar a motivação de quem vai continuar trabalhando:

  • Que tal realizar o dia do sorvete ou picolé? Você pode programar a entrega de sorvetes para os profissionais nos dias mais quentes do período. Eu sempre recomendo que seja feito um momento surpresa, pois é algo simples, mas que as pessoas gostam muito. 
  • Propor um dia da bermuda, onde as pessoas possam vir trabalhar de bermudas e chinelos (Obs.: sempre observe se o seu negócio permite isso até mesmo legalmente). 
  • Realizar momentos de integração onde cada pessoa traz algum prato para ser compartilhado, principalmente se os profissionais estiverem trabalhando no Natal e/ou Início de Ano.
  • CEO e/ou presidente visitar os postos de trabalho e agradecer pela dedicação das pessoas que ficaram trabalhando no período de recesso. 
  • Propor alguns momentos de descontração com quick massage e/ou ginástica laboral.

Ideias para potencializar a motivação de quem estará de férias:

  • Que tal desenvolver um material com dicas sobre como aproveitar melhor as férias (programações, check list do que levar para as férias e manter a saúde em dia, aproveitar o momento para fazer as compras das listas de materiais dos filhos etc), mostrar como se organizar e como não sobrecarregar as finanças (gastar mais do que a sua própria disponibilidade).
  • É válido realizar convênios e/ou parcerias com estabelecimentos locais, pois nem sempre as pessoas conseguem viajar nos períodos de férias, então podem aproveitar na própria cidade e/ou realizar passeios locais, e quando a empresa estabelece convênios que beneficiem o profissional de forma financeira, gera uma motivação extra. Ex.: realizar parcerias com parques de diversão para que os filhos dos funcionários tenham descontos e/ou com empresas de turismo locais para disponibilizar viagens mais acessíveis. 
  • Perdeu-se o hábito de enviar cartas e/ou cartões de natal, então você pode utilizar essa estratégia para que a carta chegue no endereço do profissional (desde que o seu banco de dados esteja atualizado), falando sobre a importância desse profissional para a equipe e os desejos para o próximo ano. Se a maioria tiver filhos, talvez essa carta possa ser um desafio que seja concluído pela família, enfim, aí vale a criatividade. 
  • Distribuição de kits férias (chinelos, guarda-sol, squezze etc) e campanha nas redes sociais através de hashtags para que a empresa possa potencializar a sua marca externamente e premiar os funcionários que mais divulgarem a marca nesse período (de uma forma bem natural). 

Lembre-se de registrar essas ações para potencializar os resultados para a marca e para a equipe, isso também faz com que outros profissionais demonstrem interesse em atuar na sua empresa!

Quer mais ideias como essa, entre no nosso Canal do Telegram ou inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Férias e endomarketing: ideias para você motivar a sua equipe

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?