O final de ano está chegando e nessa época naturalmente as pessoas demonstram-se mais cansadas, muitas empresas optam por realizar férias coletivas e outras mantém as atividades laborais. Nessa época é bem interessante propor ações que engagem o público que vai continuar trabalhando e também reforçar a importância do descanso para os profissionais que estarão de férias. Como endomarketing você pode realizar campanhas de comunicação interna, por isso resolvi escrever algumas dicas:
Ideias para potencializar a motivação de quem vai continuar trabalhando:
- Que tal realizar o dia do sorvete ou picolé? Você pode programar a entrega de sorvetes para os profissionais nos dias mais quentes do período. Eu sempre recomendo que seja feito um momento surpresa, pois é algo simples, mas que as pessoas gostam muito.
- Propor um dia da bermuda, onde as pessoas possam vir trabalhar de bermudas e chinelos (Obs.: sempre observe se o seu negócio permite isso até mesmo legalmente).
- Realizar momentos de integração onde cada pessoa traz algum prato para ser compartilhado, principalmente se os profissionais estiverem trabalhando no Natal e/ou Início de Ano.
- CEO e/ou presidente visitar os postos de trabalho e agradecer pela dedicação das pessoas que ficaram trabalhando no período de recesso.
- Propor alguns momentos de descontração com quick massage e/ou ginástica laboral.
Ideias para potencializar a motivação de quem estará de férias:
- Que tal desenvolver um material com dicas sobre como aproveitar melhor as férias (programações, check list do que levar para as férias e manter a saúde em dia, aproveitar o momento para fazer as compras das listas de materiais dos filhos etc), mostrar como se organizar e como não sobrecarregar as finanças (gastar mais do que a sua própria disponibilidade).
- É válido realizar convênios e/ou parcerias com estabelecimentos locais, pois nem sempre as pessoas conseguem viajar nos períodos de férias, então podem aproveitar na própria cidade e/ou realizar passeios locais, e quando a empresa estabelece convênios que beneficiem o profissional de forma financeira, gera uma motivação extra. Ex.: realizar parcerias com parques de diversão para que os filhos dos funcionários tenham descontos e/ou com empresas de turismo locais para disponibilizar viagens mais acessíveis.
- Perdeu-se o hábito de enviar cartas e/ou cartões de natal, então você pode utilizar essa estratégia para que a carta chegue no endereço do profissional (desde que o seu banco de dados esteja atualizado), falando sobre a importância desse profissional para a equipe e os desejos para o próximo ano. Se a maioria tiver filhos, talvez essa carta possa ser um desafio que seja concluído pela família, enfim, aí vale a criatividade.
- Distribuição de kits férias (chinelos, guarda-sol, squezze etc) e campanha nas redes sociais através de hashtags para que a empresa possa potencializar a sua marca externamente e premiar os funcionários que mais divulgarem a marca nesse período (de uma forma bem natural).
Lembre-se de registrar essas ações para potencializar os resultados para a marca e para a equipe, isso também faz com que outros profissionais demonstrem interesse em atuar na sua empresa!
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