Estratégias para trabalhar o Novembro Azul com a equipe

17/10/2019

O Novembro Azul é um movimento que nasceu em 2003, na Austrália. Um grupo de homens deixou o bigode crescer para chamar a atenção e promover os cuidados com a saúde do homem, principalmente em relação ao câncer de próstata.  Neste mês os homens são estimulados à prevenção e aos cuidados com a própria saúde. De acordo com o Ministério da Saúde o câncer de próstata é o mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele.

As estimativas apontam 68.220 novos casos em 2018. Esses valores correspondem a um risco estimado de 66,12 casos novos a cada 100 mil homens, além de ser a segunda causa de morte por câncer em homens no Brasil, com mais de 14 mil óbitos (Fonte: Ministério da Saúde).

Por isso, o grande objetivo do Novembro Azul é conscientizar ou alertar os homens (principalmente os com mais de 50 anos) que o exame de toque retal são importantes na luta contra o câncer.

Preparamos algumas ideias para você trabalhar esse tema na empresa:

  • Palestra e/ou Bate Papo com um profissional da saúde: a palestra tem o objetivo de conscientizar, mostrar a importância da prevenção, bem como desmistificar os receios, medos ou preconceitos que as pessoas possuem de fazer os exames.
  • Proporcionar o exame na empresa: muitas vezes os funcionários não conseguem se organizar para fazer uma consulta, então se a empresa tem espaço adequado e incentiva a participação pode facilitar.
  • Vídeo Educativo: Desenvolver um vídeo com dicas rápidas que abordem a importância da prevenção e/ou vários vídeos com dicas diárias.
  • Teatro: o teatro é sempre uma forma divertida e mais leve de apresentar o tema.
  • Decoração  e iluminação especial: que tal engajar a equipe para decorar os ambientes / setores, cada setor pode utilizar a sua criatividade e decorar o ambiente com balões azuis.
  • Painel Prevenir É… Criar um grande painel onde as pessoas são convidadas a escreverem o que pensam sobre a prevenção. Quando escrevemos geralmente nos comprometemos e isso auxilia no comprometimento.
  • Dia Azul: Marcar um dia para que todos possam vir de azul em prol da conscientização.
  • Marcador de página com dicas explicativas e distribuição de livros: Desenvolver um marcador de página com dicas de como cuidar da saúde e/ou incentivar os homens a se cuidarem.
  • Mural com Dicas: Desenvolver um mural com estatísticas dos casos de câncer de próstata, imagens e dicas de prevenção.
  • Game com distribuição de brindes: que tal fazer um jogo com perguntas chaves associadas ao Novembro Azul e realizar essas interações nos intervalos. Hoje os funcionários gostam das interações e dos jogos.

Você quer ter mais ideias para as datas especiais da empresa? Baixe o nosso e-book! e inscreva-se no nosso canal do Telegram.

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Caso você implemente alguma das ideias, compartilhe conosco: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br

Estratégias para trabalhar o Novembro Azul com a equipe

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?