Endomarketing na prática: o que é realmente essencial?

10/08/2020

Muitas pessoas pensam que endomarketing é somente para empresas de grande porte, ledo engano. Endomarketing é para todas as empresas, mas essencialmente para aquelas que almejam crescer junto com as pessoas. 

Se você analisar ou pesquisar sobre os números das empresas que mais crescem no mundo, você vai perceber que a diferença está na liderança e nas pessoas. Empresas com líderes fortes constroem times fortes. Não são os resultados que fazem os líderes, mas sim os líderes que fazem os resultados junto com as melhores pessoas. 

Quando falamos sobre endomarketing na prática, estamos falando sobre ter um diagnóstico preciso, conhecer muito bem o público da sua empresa, realizar o planejamento de endomarketing de forma estratégica, ou seja, vinculado com o negócio da empresa, estabelecer os planos de ação e os indicadores, que irão nos mostrar se estamos no caminho ou não.  

Na prática, o endomarketing é o marketing aplicado dentro da empresa, ou seja, se conseguirmos atender as necessidades e os desejos dos funcionários, em tese, teremos pessoas mais satisfeitas, produtivas e felizes, que conseguirão fazer o seu trabalho com qualidade e esmero, consequentemente, teremos equipes que atendem bem os clientes. Empresas que sofrem com problemas de atendimento, provavelmente, não têm um endomarketing estratégico e isso reflete nos resultados financeiros.

Endomarketing não é fazer ações em datas especiais, entregar brindes ou presentes. Às vezes, as pessoas pensam que para ter endomarketing é preciso ter grandes verbas ou investimentos, ter uma super agência de comunicação, quando na realidade você precisa entender de pessoas e ajudar cada pessoa a encontrar o significado do seu trabalho. É assim que as pessoas terão resultados melhores. Endomarketing é sobre emoções. Como a empresa vai estabelecer estratégias que ativem as emoções das pessoas e conectem as pessoas com o que precisa ser feito?

Talvez você esteja se perguntando: Então, o que eu preciso fazer para ter o endomarketing na prática? Comece dando pequenos passos, faça um diagnóstico da sua empresa, procure compreender como é a comunicação e o relacionamento entre as pessoas, faça um mapeamento do perfil dos profissionais da sua empresa, veja se a empresa está investindo no fortalecimento da cultura e dos seus valores. 

Quando a empresa tem um endomarketing forte, os problemas passam a ser situações a serem resolvidas, as pessoas se engajam e se comprometem com os resultados, todos jogam o mesmo jogo, a cultura da empresa fica mais forte e comportamentos inadequados não conseguem crescer em ambientes assim. As pessoas seguem os princípios da empresa e mais do que isso, defendem a marca, o que consequentemente, gera uma reputação mais forte e a empresa passa a atrair somente pessoas conectadas com o seu propósito. 

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Endomarketing na prática: o que é realmente essencial?

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