Endomarketing: muito mais do que comemorar datas especiais

19/07/2020

Muitas pessoas pensam que endomarketing é entregar presentes ou brindes para os profissionais da equipe em datas especiais. Algumas pessoas nem mesmo sabem o que é endomarketing. É muito comum escutar: nós temos várias ações de endomarketing, mas ultimamente não tem dado resultado. 

O fato é que endomarketing compreende fazer o marketing dentro da empresa, e quando falamos sobre marketing, o foco está em atender as necessidades e despertar os desejos das pessoas de forma estratégica, e isso é muito mais profundo do que simplesmente entregar presentes nas datas especiais ou fazer alguns eventos pontuais. É preciso compreender o perfil dos profissionais da empresa, entender o que buscam, qual é o significado do trabalho, ir muito além de fazer ações aleatórias...

Costumo dizer que você precisa ter um olhar analítico e mapear a jornada dos profissionais dentro da sua empresa e ter um plano estratégico, que não é simplesmente ficar presenteando as pessoas, até porque essa estratégia pode ser ruim ao longo do tempo. Imagine uma empresa que precisa conquistar clientes e para isso esteja sempre entregando brindes, a sua imagem ficará para sempre marcada pelos brindes e não pela sua essência ou propósito. 

O endomarketing exige conhecimentos profundos de marketing e também de gestão de pessoas, ou seja, você precisa saber como captar a atenção das pessoas, e ao mesmo tempo, compreender o que move as pessoas a fazerem o que precisa ser feito. 

Quando a empresa tem um endomarketing estratégico, geralmente os resultados são visíveis: a empresa passa a ter pessoas mais produtivas, mais engajadas e comprometidas com o negócio, menor taxa de rotatividade e absenteísmo, interesse de outros profissionais de fazerem parte da equipe, entre outros resultados, independente do tamanho da empresa ou do segmento de atuação.

Canso de ver profissionais que estão sempre fazendo algo que alguém já fez antes porque deu certo em outra empresa, sem ter um olhar para o negócio. E é exatamente por isso que muitas pessoas deixam de crescer nas suas carreiras nessa área, pois fazem ações pontuais e operacionais, e esquecem de ter um olhar estratégico. 

Endomarketing precisa estar alicerçado em alguns pilares:

  • Alinhamento com as estratégias da empresa: Qual é a estratégia macro da empresa? Onde a empresa quer chegar? O planejamento de endomarketing precisa estar alinhado com o planejamento da empresa, precisa reforçar a estratégia, a cultura, o propósito e seus valores. 
  • Transparência: Comunicar as informações mesmo que sejam informações ruins, mostrar de fato o que está acontecendo na empresa. Falar a verdade com amorosidade. Muitas empresas escondem informações relevantes e/ou o cenário atual, quando se apresentassem as informações de forma transparente, a equipe poderia se unir para ajudar a empresa a superar fases difíceis ou até mesmo a pensar soluções diferentes para uma determinada situação ou problema. 
  • Liderança: Esse é o pilar mais forte. Como eu treino muitos líderes posso dizer que muitos têm dificuldades de comunicar o que estão sentindo ou pensando. Nesse sentido, é importante capacitar e instrumentalizar os líderes inclusive sobre o que é e o que não é endomarketing. Ainda hoje muitas pessoas entendem o endomarketing como “comemorações internas”, “celebrações” etc. 
  • Processos bem definidos: Como você pensa todos os processos da área de endomarketing, considerando a “Jornada do Profissional” dentro da empresa, ou seja, desde o momento em que ele é convidado a participar de uma entrevista para uma vaga de emprego até o momento em que ele se despede da empresa, seja por demissão ou por novos projetos...O endomarketing também serve para promover experiências positivas para quem está dentro da empresa. Costumo perguntar para as pessoas: qual foi a sua experiência mais positiva dentro da empresa XYZ, e tem pessoas que não conseguem lembrar, porque não houve experiências positivas ou não tiveram força o suficiente para serem lembradas. 

Eu desenhei um método que já vem sendo utilizado há anos por inúmeros profissionais, esse método tem 5 etapas e que quando realmente são utilizadas trazem muito resultado: diagnóstico, mapeamento do perfil dos profissionais, Canvas do Endomarketing, planejamento endomarketing estratégico, plano de ação e KPI`s. 

Quando você implementa endomarketing de forma estratégica, os resultados começam a aparecer e você enquanto profissional passa a ter muito mais visibilidade na sua carreira, tanto dentro da empresa quanto fora, pois essa é uma área que permite visibilidade.

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Endomarketing: muito mais do que comemorar datas especiais

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