Endomarketing: como implementar uma estratégia de influencers dentro da empresa?

28/01/2022

Já há alguns anos o número de “influencers digitais” no mercado vem aumentando de forma significativa, a cada dia surge um “novo influenciador”, ou seja, um profissional que defende as suas ideias e acaba gerando um determinado movimento no mercado.  

As pessoas acreditam tanto naquela pessoa e/ou ideia que apoiam o movimento, convidam outras pessoas para seguirem o influenciador, compartilham seus conteúdos etc... E realmente nos tempos modernos essa é uma tendência que deve se manter em alta pelos próximos anos. 

De forma simples, os influencers são pessoas que conseguem atingir um grande alcance em canais como Instagram, YouTube, LinkedIN, Tik Tok entre outros, posicionando-se em relação a algum tema. Há influencers em praticamente todas as áreas, tais como moda, finanças, maquiagem, exercício físico etc... 

Talvez você esteja se perguntando: O que isso tem a ver com a minha empresa e como posso aproveitar essa ideia para gerar esse movimento internamente? 

O fato é que de forma geral pessoas se interessam por pessoas, não por empresas ou por objetos, ou seja, a empresa pode adotar uma estratégia de influencers internos para levar a sua marca e o seu conteúdo para outros profissionais, consequentemente, essa estratégia pode contribuir para aumentar a taxa de atratividade de candidatos para uma oportunidade na empresa, compartilhar as boas práticas de gestão de pessoas e até mesmo de áreas específicas da empresa, expandir o conhecimento da marca, produtos ou serviços, bem como melhorar a sua reputação. 

Além desses benefícios citados anteriormente, há ainda empresas que conseguem promover o empoderamento do público interno, aumentar a velocidade no compartilhamento de informações e fatos importantes, tornar a informação mais acessível, aumentar o engajamento e a participação em iniciativas da empresa. Ou seja, de forma geral a estratégia de influencers beneficia muito as empresas. 

A estratégia de influencers internos é indicada para organizações que desejam fortalecer o propósito da empresa, ou seja, porque a empresa existe, os seus valores, bem como tornar a marca e as suas práticas mais reconhecidas.

Mas como fazer isso de forma prática? 

Primeiro é importante atentar que alguns profissionais dentro das empresas têm esse papel de influenciar os demais, em função da característica de se relacionarem bem com as pessoas, de ter uma boa comunicação, são verdadeiros porta-vozes ou líderes informais.  Ou seja, é muito provável que a sua empresa já tenha pessoas com esse perfil de “influenciadores”.

Na sequência apresento um passo a passo simples para que sirva de referência caso você opte por levar essa estratégia para dentro da empresa.

Etapas importantes:

  • Desenhar o projeto dos influenciadores: Quem são os influenciadores e qual é o papel / responsabilidades? Quais os critérios de seleção dos influenciadores? Como será o treinamento e o desenvolvimento dos influenciadores?  Como vai funcionar o fluxo de informações para esses influenciadores? Quais os materiais que esses profissionais receberão para divulgar as informações da empresa? Quais os conteúdos que eles podem gerar dentro/fora da empresa, e também para os canais da empresa? Ou seja, nessa etapa é importante deixar claro que ser influenciador não é um cargo e/ou função específica, mas sim uma oportunidade de desenvolvimento e de contribuir com outras pessoas da empresa. 
  • Mapear profissionais com o perfil de influenciadores: nessa etapa a ideia é levantar os nomes dos potenciais influenciadores, considerando alguns critérios tais como bom relacionamento, facilidade de expressão e comunicação, linguagem e postura, capacidade de negociação etc. O ideal é que o grupo possa contemplar profissionais de diferentes áreas e que haja de fato uma diversidade para potencializar as ideias. 
  • Convidar os profissionais para fazerem parte do projeto de influenciadores: nessa etapa costumamos recomendar que seja feito um convite oficial e que o profissional possa aceitar ou recusar se for o caso.
  • Treinar e capacitar esses profissionais para que possam contribuir com a marca / imagem da empresa: treinar as pessoas para que saibam como produzir e compartilhar conteúdos, tanto dentro da empresa quanto fora da empresa. Nesse caso, vale considerar o fit cultural, o posicionamento nas redes sociais internas ou externas, posicionamento perante outros profissionais da equipe, estratégias para desenvolver postagens e/ou conteúdos, bem como reforçar que tipo de informação da empresa pode ser atribuída a fala de um influencer.
  • Implementar o projeto de influencers: divulgar internamente o projeto e realizar a implementação conforme o planejamento.

O projeto de influencers internos está muito alinhado com as tendências atuais de comunicação, afinal muitas pessoas gostam de se expressar nas redes sociais, mostrar a sua identidade e as suas ideias. Outro ponto importante é que a liderança pode utilizar os influencers para divulgar e disseminar informações importantes, que demandariam mais tempo para chegar em todos os profissionais. 

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