Dicas práticas para o planejamento de endomarketing de 2021

03/09/2020

2020 exigiu que a maioria das empresas revisitasse o planejamento estratégico de endomarketing, adequasse suas ações, e mais do que isso, buscasse novas formas para manter a integração, engajar e comprometer as pessoas. 

A criatividade se tornou uma competência essencial para quem atua com gestão de pessoas e endomarketing.

Além disso, muitas áreas de endomarketing viram os seus orçamentos serem reduzidos, outras tiveram incremento de verba em função da necessidade de buscar meios mais eficazes de cumprir o seu propósito, ou ainda, de melhorar a comunicação interna. 

O papel do profissional de endomarketing foi ainda mais valorizado e tudo indica que continuará sendo assim nos próximos anos. 

Mesmo diante de tantas incertezas, já é hora de pensar no planejamento de endomarketing para 2021

Eu sou uma defensora do planejamento, pois é uma ferramenta que nos permite visualizar o todo, otimizar o uso dos recursos financeiros, e ainda, ter mais resultados. 

Na sequência apresento 5 dicas importantes para contribuir com o planejamento 2021 da sua empresa:
1. Busque o apoio da alta gestão, procure contemplar ações de integração e relacionamento que estejam vinculadas com a cultura e com o propósito da empresa. Quando falo de ações vinculadas com a cultura e com o propósito, na prática é que todas as ações possam reforçar o que a empresa espera em termos de comportamento das pessoas, bem como lembrar todos os dias qual é a razão de existir da empresa. 
2. Contemple no planejamento pelo menos uma ação que envolva a educação e conscientização dos líderes sobre o que é endomarketing. A maioria das pessoas não faz ideia do que é endomarketing e qual é a sua importância, e se você não tiver os líderes como apoiadores, você pode fazer o que imaginar, que não conseguirá ter bons resultados. A liderança é um dos pilares do endomarketing estratégico.
3. Tenha 3 objetivos claros no seu planejamento de endomarketing e que sejam conhecidos pelas pessoas da empresa. 
4. Analise a jornada de experiência do profissional da sua empresa e “cruze” todas as ações de endomarketing com essa jornada de experiência. Se há ações que não fazem sentido para a jornada, pergunte-se se elas precisam existir...
5. Faça uma avaliação das ações de 2020, identifique as que trouxeram resultado e como você pode em 2021 dar continuidade para o que já foi iniciado.

Lembre-se é preciso respeitar a cultura da empresa e todas as ações devem ser pensadas de forma estratégica. 

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