Dicas e cuidados para planejar a sua Estratégia de Endomarketing!

06/02/2018

Eu sou apaixonada por endomarketing, a minha primeira experiência com endomarketing aconteceu por acaso, eu não tinha muito conhecimento na área, na época nem se estudava muito o tema nas disciplinas da graduação e/ou especialização, e de repente na empresa onde eu estava trabalhando, recebi a notícia que o endomarketing e a comunicação interna passariam a fazer parte da minha área, e eu seria a responsável. Naquele momento eu senti que precisava buscar conhecimentos, eu li todos os livros que estavam disponíveis, fiz várias visitas de benchmarking, e formei um time que me ajudou a desenvolver e implementar o plano de endomarketing.

Em um ano de trabalho, os indicadores relacionados ao clima organizacional e a satisfação dos funcionários com as práticas de comunicação interna aumentaram significativamente, e foi então que a empresa conquistou pela primeira vez a premiação do Great Place To Work. A partir dessa experiência, o endomarketing se tornou tão forte para mim, que tenho ministrado palestras e cursos com o propósito de incentivar o maior número de pessoas e empresas a implementarem, pois acredito muito nos resultados que o endomarketing estratégico pode trazer, independente do tamanho da empresa.

Assim, nesse artigo eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas e cuidados no momento de planejar a sua estratégia de endomarketing:

  • A primeira etapa de qualquer plano de endomarketing é entender o momento, a situação atual da empresa, por isso sempre recomendamos fazer um diagnóstico. A nossa empresa desenvolveu um modelo simples de diagnóstico para autopreenchimento, caso você não tenha nenhum modelo de diagnóstico, podes solicitar através do nosso contato. Se a empresa já tem a pesquisa de clima, a mesma também pode ser utilizada para obter esse entendimento. Procure interpretar as informações e dados da sua pesquisa. Caso a empresa não tenha a pesquisa é possível desenvolver entrevistas com pessoas chaves ou até mesmo utilizar um questionário de auto-preenchimento. Lembrando que sempre que possível, o diagnóstico deve ser realizado por uma pessoa externa à empresa. Enfim, há muitos caminhos que podem ser seguidos, mas é importante ter um “raio X” do momento atual até para você ter comparativos posteriormente.
  • Eduque os seus gestores e/ou líderes para que entendam a importância do endomarketing. Já vi muitos gestores que acreditam que o endomarketing é mais um centro de despesas, outros acreditam que fazer endomarketing é criar manuais e procedimentos, e ainda,  que se a empresa implementar, haverá inúmeras celebrações e as pessoas perderão tempo. Por isso, também tenho recomendado que os gestores participem de workshops e palestras sobre o tema, para desmitificar os conceitos errôneos.
  • Tenha apoiadores e/ou facilitadores nas áreas. Para que a sua estratégia de endomarketing funcione, você precisa de pessoas que lhe ajudem a executar e ainda, que possam ser um canal de escuta nas áreas. Se você tiver pessoas que compram a ideia do endomarketing, elas vão querer lhe ajudar, e assim, você terá mais êxito.
  • Compreenda o que as pessoas buscam e valorizam no seu dia a dia, as campanhas internas podem ser desenvolvidas com base nas necessidades e/ou experiências das pessoas, e sempre que possível pense que todas as ações podem gerar emoção. A emoção sensibiliza as pessoas, faz com que elas não se esqueçam do significado de cada ação e quando você toca a coração, você mobiliza as pessoas. Por exemplo, nessa mesma empresa onde tive a oportunidade de implementar endomarketing pela primeira vez, fizemos uma ação voltada para as mães, onde trouxemos os filhos sem que elas soubessem, foi uma surpresa, em determinado momento da homenagem do dia das mães, os filhos entraram e entregaram uma rosa no final do expediente, esse momento foi memorável. No ano seguinte utilizamos as fotos desse dia e presenteamos cada mãe com um porta retrato. Novamente, houve muita emoção. 
  • Pequenas ações transformam ambientes: quando falamos de endomarketing, muitas pessoas imaginam que as ações precisam ser grandiosas, mas na realidade às vezes são práticas simples e pequenas, o simples fato de treinar os seus líderes para que elogiem verdadeiramente as pessoas, faz parte da estratégia de endomarketing. 
  • Tenha continuidade nas ações e práticas de relacionamento e  muita persistência para ver os resultados acontecendo. Endomarketing só acontece de fato se houver continuidade, ações pensadas sistematicamente para encantar e engajar o público interno. Por isso, é muito importante entender o que precisa ser feito para atender o público interno, e traçar um plano que seja seguido. Recomendo também ter um sponsor do projeto e pessoas responsáveis pelas ações. 
  • Tenha um cronograma das datas chaves que a empresa pretende comemorar, isso facilita o desenvolvimento das ações e permite que a empresa dê continuidade às ações. 
  • Avalie os resultados das ações, adote práticas para entender qual o resultado de cada ação desenvolvida na empresa. Você pode criar uma pesquisa, fazer um workshop, gerar uma enquete etc. O modelo de avaliação depende muito do porte da empresa, do número de funcionários e do tempo que você tem para se dedicar ao endomarketing.
  • Cuidado para nunca esquecer de envolver todos os funcionários nas ações, sem obrigá-los a participar, e muito cuidado ao escrever um convite e/ou utilizar os nomes e/ou fotos dos funcionários. É muito importante que os nomes sejam escritos de forma correta e que as fotos valorizem as pessoas, então sempre que você for fazer alguma ação que envolva fotografia, é válido avisar os funcionários com antecedência.

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Dicas e cuidados para planejar a sua Estratégia de  Endomarketing!

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