Diagnóstico de endomarketing e formas de você fazer isso!

30/01/2020

De tempos em tempos é importante a área de endomarketing e comunicação interna parar e realizar o diagnóstico das práticas que a empresa vem realizando para ver se está no caminho certo e/ou se precisa ajustar o trabalho. É como ir no médico, mesmo que não estejamos doentes, precisamos ir para checar como estamos e se for preciso prevenir, ao invés de chegar num ponto que não há mais volta. O diagnóstico também é importante para as empresas que ainda não têm o endomarketing implementado.

O diagnóstico pode ser feito de várias formas:

  • Entrevista com os profissionais da empresa por amostragem para análise dos canais e veículos de comunicação, práticas de relacionamento etc);
  • Aplicação de focus group com todos os profissionais da empresa e/ou por amostragem. O ideal é contemplar todos, pois quando realizamos com todas as pessoas conseguimos ter um diagnóstico mais preciso.
  • Autodiagnóstico (aplicar um instrumento de autoavaliação junto aos gestores e depois compilar essas informações de forma integrada).
  • Levantamento de dados secundários (análise dos acessos às informações, participação nos eventos, indicadores da área de endomarketing e comunicação interna, entre outros).
  • Aplicação de pesquisa on-line para ter uma percepção dos profissionais.
  • Workshop com técnicas de design thinking para realizar uma construção coletiva. 

Ou seja, há várias formas de realizar o diagnóstico, é importante que seja conduzido por profissionais que dominem as técnicas e ferramentas de diagnóstico.

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