Dia do trabalhador e endomarketing: ideias para colocar em prática

12/04/2020

Em tempos de quarentena é recomendável evitar o contato social, abraços e integrações presenciais, com a finalidade de preservar a saúde e a vida das pessoas. A empresa deve demonstrar transparência e reforçar que tudo está sendo feito para “cuidar das pessoas”. A transparência e a verdade devem sempre nortear as ações de endomarketing. 

Independente do cenário, é importante que a empresa faça ações no dia do trabalhador (01 de maio) para atenuar o momento, valorizar os seus profissionais e homenageá-los.

 

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As dicas apresentadas na sequência consideram esse cenário que é complexo e exige que o endomarketing trabalhe o afeto, conteúdos que auxiliem a manter a inteligência emocional das pessoas, e ao mesmo tempo, sejam percebidos como relevantes pelos profissionais da empresa:

  • Vídeo com trajetória e elogios para cada um dos profissionais: Se a equipe for pequena, que tal fazer um vídeo com fotos do início do profissional na empresa até o momento atual, exaltando as características positivas de cada pessoa? Ex.: Mateus queremos lembrar do primeiro dia que você chegou em nossa empresa, extrovertido, carismático e aos poucos foi conquistando seu espaço, veja o quanto você já contribuiu com a empresa e o quanto você cresceu. Nesse dia 01 de maio queremos agradecer por você fazer parte da nossa equipe.
  • Painel com fotos de todos os profissionais e/ou se os profissionais estiverem em home office, uma imagem com a foto de todos e uma mensagem do CEO / presidente da empresa agradecendo cada uma das pessoas que escolheu a empresa XYZ. Se a equipe for pequena, também recomendo que no início seja feita uma personalização com o nome do profissional. As ações de endomarketing que envolvem personalizações costumam criar experiências mais profundas. 
  • Cartão on-line personalizado com mensagem para cada um dos profissionais. Sabe aquelas mensagens que você escreve específico para a pessoa? É essa a ideia...Quando um líder conhece bem os integrantes de sua equipe, consegue expor as suas ideias sobre cada pessoa. O ideal é que o cartão tenha mensagens diferentes e personalizadas para cada profissional.
  • Cesta ou kit de café da manhã com caneca da empresa: se os profissionais ainda estiverem em home office, você pode presentear cada um deles com um kit café da manhã com frutas, café especial e uma receita de como preparar um café diferenciado com uma pitada de energia, amor, significado etc. Use a sua criatividade e peça que os profissionais postem nas redes sociais caso você queira evidenciar a marca da empresa para o público externo, pois isso fortalece a marca e atrai outros profissionais que tenham interesse na empresa.
  • Entregar um Kit Energia: o kit pode ser entregue em uma caixa personalizada e deve conter produtos que elevem a energia do profissional, exemplo, guaraná em pó, açaí, mel, nozes etc...Também deve ter uma mensagem especial falando sobre a importância de manter a energia mesmo diante do cenário atual. 
  • Promover um concurso cultural onde cada um possa expressar o significado do trabalho por meio de fotos e/ou frases, e o mais votado recebe um presente especial que pode ser definido anteriormente, por exemplo, uma cesta de produtos saudáveis, ou ainda, um kit com livros. 
  • Caneca com a caricatura do profissional: que tal aliar o dia do trabalhador com o tema sustentabilidade? Entregar uma caneca com a caricatura do profissional? Essa é uma ideia simples e que ajuda a empresa a perpetuar a ideia de sustentabilidade.
  • Live do Presidente para homenagear os profissionais da sua empresa: essa ação deve ser feita se a sua equipe é altamente engajada, convidar os profissionais para participarem de uma live, onde o presidente pode transmitir uma mensagem especial de valorização e reconhecimento. 
  • Presentear com cursos on-line, livros on-line, sessões de coaching para alavancar performance/desempenho, algo que faça sentido para o público interno e que também tenha sentido para a empresa. 
  • Proporcionar um voucher especial para que o profissional possa escolher o seu presente. 
  • Desenvolver a Semana do Trabalhador e/ou Maratona do Trabalhador, onde em cada dia o profissional participa de um workshop on-line com temas de seu interesse, o ideal é que seja ao vivo e on-line para que haja interação entre os participantes. Os workshops devem ser voltados para as necessidades do público interno e podem ter duração de 15 a 30 minutos para não ficar cansativo. O intuito é potencializar o conhecimento com entrega de conteúdos de valor aplicáveis à empresa. 
  • Desenvolver uma campanha com fotos dos profissionais (fotos selecionadas pelo próprio profissional) que traduzam a melhor versão de cada um deles. 
  • Criar um Desafio do Dia do Trabalhador com foco em mensagens positivas: eu desafio o COLEGA XYZ a postar uma foto que demonstre um dia feliz na empresa; eu desafio o FULANO a enviar uma mensagem especial para CICLANO;  eu desafio o BELTRANO a ler 5 páginas do livro XYZ; eu desafio o FULANO a postar uma foto criativa com a sua família ou pet.
  • Entregar sementes de flores com mensagem especial, como por exemplo, é época de semear o bem, de acreditar que unidos vamos conseguir superar mais esse cenário, é tempo de reconhecer as pessoas que fazem a diferença, por isso nessa data especial, agradecemos por você FULANO, fazer parte da nossa equipe!

Reconhecer e valorizar os profissionais da sua equipe, mesmo que com ações ou gestos simples, criam o senso de pertencimento. 

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