Coronavírus e a importância da comunicação interna para evitar problemas

02/03/2020

O Coronavírus já chegou no Brasil e em função da forma como a comunicação acontece nas mídias sociais e nos principais veículos de comunicação (TV, rádio, revistas etc) muitas pessoas começam a ficar preocupadas e/ou entram em pânico com receio de ter o vírus. Aliás muitas vezes o fato de alguém aparecer resfriado já é motivo de pânico e/ou de comentários que o profissional deveria ficar isolado.

Há inclusive muitas notícias falsas que se espalharam pelos grupos e pelas redes sociais, por isso é importante esclarecer informações e atuar de forma estratégica para evitar outros problemas. A primeira coisa que a empresa precisa se preocupar é em proporcionar informações claras sobre o Coronavírus, e nada melhor do que utilizar as informações oficiais do Ministério da Saúde e/ou Organização Mundial da Saúde.

Segundo o Ministério da Saúde do Brasil, o Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias e há vários tipos de vírus, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. 

Como esse vírus está afetando vários países e regiões, e recentemente houve a confirmação de casos no Brasil, é importante que o Endomarketing da empresa atue com um parceiro e/ou aliado para evitar ruídos de comunicação e problemas como faltas ao trabalho, medo de receber importações vindas da China entre outros.

Por isso, segue algumas dicas do que você pode fazer:

1. Elaborar material impresso e on-line com informações sobre o Coronavírus, explicando o que é, como é a transmissão, como tratar e prevenir, raio x da doença etc. Obs.: Essas informações estão disponíveis no site do Ministério da Saúde. 

2. Se a empresa tem condições e/ou até mesmo por meio dos planos de saúde, proporcionar palestras (mesmo que on-line) com médicos ou especialistas com dicas para prevenção. Caso não seja possível ter uma palestra, é possível também solicitar algum vídeo explicativo e/ou organizar um momento para transmitir essas informações para a equipe.

3. Incentivar que os profissionais vejam informações somente nos canais oficiais, vale então trabalhar campanhas mostrando o poder das Fake News (notícias falsas), pois muitas pessoas costumam acreditar no que recebem e isso pode prejudicar a própria pessoa e os resultados da empresa.

4. Caso a empresa atue com importações procurar tranquilizar os profissionais sobre o manuseio de peças e equipamentos importados, mostrando que o vírus não sobrevive a tanto tempo nos navios e/ou contêiners. 

5. Reforçar a comunicação sobre a importância de lavar bem as mãos, cozinhar bem os alimentos e evitar consumir alimentos crus. 

6. Criar uma newsletter pontual com  informações sobre o vírus. 

7. Mostrar de forma clara os impactos do vírus no negócio da empresa, pois algumas empresas estão com atrasos em importações e às vezes os funcionários desconhecem os motivos da falta de produção por exemplo, e/ou ainda, rever agendas de viagens de profissionais que se deslocam para outros países para evitar o contágio; 

8. Mostrar algumas ferramentas disponíveis para que os profissionais busquem informação:Ministério da SaúdeWorldometers, Mapa Coronavirus, Alerta de Viagens, Aplicativos do Ministério da Saúde:  🤖Android: bit.ly/coronavírusandroid e 🍎IOS: bit.ly/coronavírusIOS

9. Se possível, cancelar e/ou reagendar grandes reuniões e encontros com aglomerações de profissionais.

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