Comunicação em Vídeo – A habilidade Corporativa que Veio para Ficar

30/09/2019

A tecnologia tem sido uma grande aliada das empresas nos últimos anos, em curto espaço de tempo o avanço tecnológico tem permitido que trabalhos muito operacionais, administrativos e burocráticos que eram realizados manualmente estejam completamente automatizados. Estas mudanças têm afetado a forma como os profissionais atuam dentro das organizações, passando a exigências de habilidades e competências que anteriormente não eram tidas como prioritárias.

Um exemplo disso era para a contratação de funções técnicas, onde o conhecimento técnico e a experiência na área eram os requisitos mais considerados para a aprovação do candidato. 

Com estas mudanças uma das  competências mais requisitadas aos profissionais na atualidade é a COMUNICAÇÃO, pois não bastando uma vasta qualificação técnica, se o profissional NÃO:

Tiver habilidade de expor e trocar ideias na sua área de atuação;

Souber falar sobre melhorias;

Traduzir termos técnicos nem sempre conhecidos por outros;

Expor seu ponto de vista em reuniões;

Apresentar informações e explanar assuntos para diferentes públicos.

Sendo que qualquer profissional independente do seu cargo, na atualidade, precisa desta habilidade tanto no trabalho em equipe, como na gestão de pessoas.

Percebendo esta competência tem sido importante para a melhoria de processos e performance, muitas empresas ainda no processo seletivo tem solicitado a gravação de VÍDEO CURRÍCULO no intuito de identificar alguns aspectos importantes tais como:

Capacidade de Síntese: Falar em um curto espaço de tempo de forma clara e objetiva;

Linguagem verbal: Apresentar uma linguagem adequada e profissional, com uma boa pronúncia de palavras;

Linguagem não verbal: Verificar a forma como se apresenta: vestimenta, gestos, direcionamento do olhar etc.

Este recurso também tem sido solicitado a profissionais em caso de recrutamento interno, podendo ser promovido a outros cargos de maior responsabilidade. Sendo que não só para o ingresso e promoção em uma organização a pessoa precisa estar apta realizar este tipo de comunicação, mas também para apresentação perante os diferente públicos, meios de comunicação e na carreira profissional em geral.

Tanto a indústria, como comércio e serviços, perceberam a importância de demostrar através do recurso audiovisual as suas ações tanto internas quanto externas. Utilizando nestas divulgações os próprios profissionais, para incentivar e motivar bem como proporcionar uma identificação com a mensagem que está sendo divulgada.

Verificamos que com o aumento exponencial do uso das mídias sociais, muitos profissionais que não tem esta competência tem buscado se desenvolver. O próprio crescimento do LinkedIn rede mundialmente utilizada no âmbito profissional, contribuiu para que divulgações em vídeo no âmbito profissional tenham também ganhado muita força. 

Porém, para o desenvolvimento desta competência o conhecimento, através de leitura e estudo sobre o assunto não é suficiente, se faz necessário que esta habilidade seja exercitada.

Neste caso, exercitar a habilidade nos remete a um exemplo bem simples como andar de bicicleta, somente conseguiremos ter êxito se treinarmos, primeiro com rodinhas, depois tentando se equilibrar e depois ainda andando sem auxilio de ninguém e aos poucos aprimorando as pedaladas.

As apresentações de vídeo também são assim, elas podem ser aprimoradas à medida que houver dedicação e treinamento. Mas como todos os seres humanos são diferentes, alguns tem maior facilidade que outros. O que pode-se dizer é que todos tem condições de alcançarem um bom padrão. Para isso, existem técnicas na qual o profissional pode aos poucos melhorando a sua forma de se expressar, expor suas ideias, ser mais objetivo, transmitir a mensagem de forma clara, não deixando com que a ansiedade e o nervosismo atrapalhe e independente para qual o fim do vídeo que ele consiga ter uma maior naturalidade, sempre que precisar utilizar este recursos.

Certamente este formato de utilização de vídeo veio para ficar, tanto que cada vez mais a comunicação escrita está dando lugar a comunicação falada e visual. Sabendo disso, cada vez mais se faz necessário que independente da área de atuação, se esteja preparado e capacitado para usar esta habilidade e melhorá-la cada vez mais.

Caso você tenha se sentido inspirado por esse artigo, aproveite para participar da nossa oficina de vídeo presencial.

Esse artigo foi escrito pela consultora Cristine Renata Zamboni, parceira da MKF Soluções, ministrará a oficina de Vídeo. Confira abaixo o mini currículo da Cristiane.

Cristiane Renata Zamboni de Sene atua na área de Recursos Humanos há mais de 15 anos, é psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul – UCS, é Proprietária da Cristiane Zamboni – Recolocação e Carreira. Também possui pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Humano pela ULBRA Canoas, especialização em Dinâmica de Grupos – SBDG – Porto Alegre e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, tendo realizado diversos cursos dentre eles Mentoria em Recolocação Profissional e Oficina de Vídeo com Taís Targa Top Voice do LinkedIn. 

Comunicação em Vídeo – A habilidade Corporativa que Veio para Ficar

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?