Como tornar as suas reuniões mais produtivas?

21/03/2018

Você já se deu conta de quantas horas gasta em reuniões? Muitas vezes percebe que as reuniões são desgastantes e não apresentam resultados? Muitas reuniões consomem horas de trabalho dos funcionários e representam um custo altíssimo na sua folha de pagamento.

Por isso, resolvi compartilhar algumas técnicas para tornar a sua reunião mais produtiva e eficaz:

  • O primeiro passo é estabelecer o objetivo da reunião. Ter um objetivo claro e comunicado para as pessoas que irão participar da reunião.
  • Convoque para a reunião somente as pessoas necessárias.
  • Tenha um horário para iniciar e para finalizar a reunião. Implemente uma cultura de respeito ao horário para que as reuniões aconteçam nos horários pré-definidos.
  • Faça uma ata visual, ou seja, anote os principais pontos da reunião num quadro e/ou Flip Chart e envie a imagem para os envolvidos, sempre estabelecendo responsável / prazo para execução das atividades.
  • Se possível, faça a reunião em pé, pois dessa forma as pessoas ficam mais atentas e também desconfortáveis, ou seja, a tendência de desviar do foco é reduzida.
  • Sempre que possível finalize a reunião com algo motivacional para que as pessoas saiam bem e tenham atitude para executar as atividades pré-definidas.

Lembre-se: Reuniões devem ocorrer para que sejam tomadas decisões e não apenas para reunir. 

Como tornar as suas reuniões mais produtivas?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?