Como se tornar um líder inspiracional?

13/05/2019

Quando pensamos sobre o papel do líder nos deparamos com alguns questionamentos, entre os quais:

Qual é o modelo ideal de desenvolvimento de liderança? Como podemos transformar um gestor em líder? Como desenvolver novas competências exigidas pelo mercado? Qual é o estilo de líder que proporcionará mais resultados para a minha empresa? O fato é que a liderança tem relação direta com "inspirar pessoas" para que façam o que precisa ser feito.

Na perspectiva de Kofman (2018) liderança é conseguir o impossível e merecer o que é de graça. Liderança tem a ver com inspirar as pessoas para que dêem o seu melhor e para que possam melhorar as suas próprias vidas. Para ser líder temos que compreender que liderança não tem a ver com autoridade formal, mas sim com autoridade moral. Uma inspiração bem aproveitada, nasce de um profundo entendimento e compaixão pela nautreza humana.

Inúmeros são os questionamentos e muitas dúvidas surgem diante das mudanças rápidas que estão ocorrendo, até porque não parece haver um estilo de líder ideal. No período de 2013 até o momento, a empresa Bain mapeou 33 atributos distintos e tangíveis que são estatisticamente relevantes quando abordamos o tema liderança inspiracional.

Os pesquisadores Horwitch e Callahan organizaram os 33 atributos identificados em 4 categorias e afirmam que basta ter quatro desses atributos como pontos fortes e distintivos para tornar-se um indivíduo inspirador. Os pesquisadores criaram o Sistema Bain de Liderança Inspiracinal:

* Desenvolver em si recursos internos - Tolerância ao estresse, autoestima, autoconsciência emocional, autoatualização, flexibilidade, independência, expressão emocional, otimismo.

* Conectar-se com os outros - Vitalidade, humildade, empatia, desenvolvimento dos outros, escuta, assertividade, expressividade, senso de comunidade.

* Dar o tom - Visão de mundo, abertura, compartilhamento da ambição, coerência, responsabilidade, altruísmo, reconhecimento e equilíbrio.

* Liderar o time - Foco, visão, orientação, harmonia, empoderamento, cocriação, disposição de servir, patrocínio.

Se você quer se aprofundar sobre esse tema, recomendamos a leitura completa do artigo que está na edição 133 da HSM Management: Como os líderes inspiram o código? 

Quer trocar ideias sobre liderança e gestão? Criamos um grupo de WhatsApp com esse foco, basta entrar no link:  https://chat.whatsapp.com/invite/CQqSf5GiyR9585hstQuPL5

Como se tornar um líder inspiracional?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?