Como receber os profissionais da sua empresa no retorno ao trabalho?

03/04/2020

Muitos profissionais estão retornando as suas atividades laborais, ainda assim sabemos que existe o medo, a preocupação com o trabalho, com os filhos e familiares. Infelizmente muitas empresas terão que fazer demissões nesse período e outras receberão pedidos de demissão, pois afinal, a empresa está retornando as atividades, porém os pais e mães não têm onde deixar os filhos, pois as escolas estão fechadas, geralmente os avós fazem parte do grupo de risco, entre outros fatores que estão acontecendo. Além disso, o Coronavírus permanece pelo ar. Momento bem complexo e que exige sensibilidade, liderança e muita gestão de pessoas. 

Pensando em tudo isso, o endomarketing precisa tomar algumas decisões e atuar de forma estratégica, sendo um grande “apoiador” dos demais subsistemas de RH. 

É importante que o endomarketing atue para manter as equipes bem informadas e atualizadas sobre a situação, bem como sempre reforçando o posicionamento da empresa perante o que está acontecendo.  

AULA ONLINE AO VIVO 100% GRÁTIS

Endomarketing na Prática: Pesquisa de Clima e Engajamento

Na sequência apresento alguns insights para receber os profissionais e manter um clima agradável:

  1. Presentear os profissionais com álcool gel e uma mensagem simples e afetiva: “Que bom que você retornou, queremos que você continue se cuidando”. 
  2. Reforçar as instruções para a prevenção e proteção em relação ao Coronavírus: lavar as mãos, evitar aglomerações, escalas de horários do almoço, limpeza de mesas, higienização dos calçados e troca de roupas quando chegam nas residências, entre outros.
  3. Criar um boletim diário (pode ser áudio, texto, vídeo e/ou a palavra do presidente...a empresa define o formato) sobre a situação da empresa versus Coronavírus: mostrar com transparência como estão os negócios da empresa, os planos contingenciais, o que a empresa está fazendo em relação ao Coronavírus, mantendo a equipe bem informada. O ideal é programar que as informações cheguem sempre no mesmo horário para os profissionais, 
  4. Mensagens das lideranças: instruir as lideranças para que procurem manter a motivação e a energia do grupo. 
  5. Pílulas de Inteligência Emocional: que tal publicar nos canais oficiais de comunicação interna dicas para que os profissionais consigam trabalhar a gestão das suas emoções? Procure referências fortes com dicas práticas para auxiliar a sua equipe a superar o momento. 
  6. Crie um Canal de Apoio Psicológico e Escuta dos profissionais: se a empresa tiver profissionais preparados e/ou puder fazer parcerias com profissionais (psicólogos e coaches) para dar um apoio ou psicológico para os profissionais durante esse período é algo que pode ser bem estratégico para manter todos bem. 
  7. Praticar o bem: é hora de instigar a equipe a praticar o bem, pois afinal, muitas pessoas estão passando por dificuldades (falta de comida, alimentação, roupas etc), por isso você pode organizar uma campanha para que as pessoas possam praticar o bem, seja doando alimentos, seja doando sangue, e ou até mesmo, um valor que seja revertido para alguma entidade carente. 
  8. Instigar o consumo em negócios locais: pequenos empreendedores podem “quebrar” devido ao Coronavírus, que tal incentivar que os profissionais da sua equipe tenham essa consciência da importância de comprar de empresas locais para evitar que essas empresas quebrem?
  9. Manter o incentivo ao desenvolvimento pessoal e profissional: para que a empresa possa manter o seu crescimento, é importante que os profissionais também se preparem e tenham um mindset de crescimento. O endomarketing pode incentivar com dicas de leituras, participação em cursos, disponibilizar atividades que envolvam o desenvolvimento pessoal / profissional. 
  10. Incentive e mostre alternativas para que as pessoas possam reduzir custos pessoais e profissionais.

Você gostou desse artigo?  Você quer ter mais ideias como essas? Entre no Canal do Telegram

Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática, mantivemos o preço promocional por mais uns dias para ajudar as pessoas e empresas. 

 

Como receber os profissionais da sua empresa no retorno ao trabalho?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?