Como realizar os sonhos dos profissionais da empresa?

25/11/2019

Certa vez fiz uma consultoria numa empresa com uma equipe de 40 profissionais e uma das diretoras, sócia do negócio, me perguntou:

  • Flávia, como eu posso fazer para engajar e comprometer ainda mais a minha equipe?

Ela me disse que tinha um profissional que se destacava de toda equipe,  que sempre fazia o que precisava ser feito, realizava todas as atividades conforme os procedimentos, cumpria a regras da empresa, e ainda, sempre que havia necessidade de algum esforço extra, esse profissional se prontificava. O profissional estava na empresa há mais de 10 anos. Na ocasião trocamos muitas ideias, e aí eu perguntei: você sabe qual é o grande sonho desse profissional? Como ela não sabia, agendou uma conversa com ele, e dias depois, fizemos uma nova reunião, na qual ela comentou que tinha descoberto qual era o sonho do profissional, fazer uma viagem com a esposa para algum lugar que tivesse neve.

Conversamos e chegamos a conclusão que realizar esse sonho não seria algo tão difícil. Ela orçou alguns pacotes de viagem e conseguiu viabilizar uma viagem para o Chile. O resultado foi impactante, o profissional fez muitas fotos da viagem e enviou para a direção agradecendo pela oportunidade, e depois do retorno, manteve o seu padrão de excelência e continuou motivando os demais integrantes da equipe. O investimento foi baixo, mas o reconhecimento que o profissional teve muito alto. E a empresa passou a adotar essa prática como uma forma de motivar as pessoas.

Eu conto essa história para ajudar você a pensar que engajamento e comprometimento têm relação direta com o se importar com os profissionais de verdade, estabelecer relações de confiança, não apenas fazer de conta que se importa. Descobrir os sonhos das pessoas e ver formas de realizá-los pode ser uma estratégia de endomarketing para aproximar as pessoas, mostrar que a empresa pensa numa relação ganha-ganha, e com isso os profissionais também se sentem mais valorizados.

Claro que esse exemplo que eu mencionei é de uma empresa pequena, onde muitas vezes o processo decisório é muito rápido. Por isso, deixo  abaixo sugestões do que você pode fazer para criar um projeto como esse e realizar os sonhos dos profissionais:

  • Criar uma identidade visual e um nome para o programa: “Realizando Sonhos”; “Sonhar e Realizar”.
  • Definir forma de inscrição (sempre recomendo vídeo contando o porque quer realizar o sonho / contar a história).
  • Definir critérios de triagem / seleção e divulgar de forma bem clara (Ex.: x anos de empresa; assiduidade; participação nos eventos da empresa etc).
  • Definir a verba e/ou equipe de realização dos sonhos.
  • Criar um comitê de avaliação / votação com representantes de várias áreas da empresa (preferencialmente com pessoas que nunca avaliaram outros projetos antes).
  • Verificar parcerias com empresas e profissionais que possam auxiliar na concretização do sonho.

Lembre-se que esse projeto não envolve julgamento, e sim, oportunizar a realização do sonho de cada profissional da empresa. Poucas empresas fazem isso, por isso imagine o impacto que você pode causar na vida das pessoas. Muitas vezes o sonho tem relação direta com autoestima, conhecimento, aprendizagem, melhorias de qualidade de vida ou até mesmo com a educação dos filhos, e quando conseguimos oportunizar, podemos transformar vidas.

Se você quer receber artigos e conteúdos como esse, inscreva-se no Telegram de Endomarketing na Prática!

Para ampliar os conhecimentos em Endomarketing, aproveite a nossa última turma online de 2019 Endomarketing na Prática.

Como realizar os sonhos dos profissionais da empresa?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?