Como planejar uma apresentação?

11/02/2019

Muitas vezes o fracasso de uma palestra, treinamento, curso etc, pode estar vinculado à forma de apresentação e/ou algum detalhe. Por isso gostaríamos de compartilhar algumas dicas essenciais para ajudar as pessoas que precisam realizar apresentações convincentes e persuasivas e muitas vezes não sabem como proceder.

Ao elaborarmos uma apresentação, devemos levar em consideração alguns elementos essenciais:

1. Qual será a sua platéia? Quando falamos de platéia temos que pensar no perfil das pessoas que estarão assistindo? Qual é a melhor forma dessas pessoas entenderem a sua mensagem? Qual é a idade? Como elas se vestem? Qual é a formação?

2. Mensagem: Que tipo de conteúdo você precisa mostrar? O que é essencial para o público e o que é supérfluo? O que você quer de fato transmitir? A mensagem é o coração de uma grande apresentação, podemos causar impacto em poucos minutos, mas para isso precisamos de uma mensagem forte e que desperte o interesse.

3. Histórias: Histórias conectam pessoas, então podemos utilizar algumas narrativas que envolvam o público. Porém, sempre devemos lembrar que as narrativas devem ser verdadeiras e devem ter um sentido para o público. Não podem ser histórias sem sentido e/ou que não tenham um nexo com o conteúdo.

4. Mídias: Qual será o melhor meio para transmitir sua mensagem?

5. Slides: Aqui a dica é bem simples "menos é mais".  O cuidado com a apresentação dos slides é essencial, revisar mil vezes a língua / idioma, bem como analisar se realmente é necessário ter algum slide para apoio.    Evitar muito texto e utilizar fontes adequadas de acordo com o perfil da platéia. Os slides também devem passar no teste da olhadela, ou seja, as pessoas precisam compreendê-los em três segundos, exatamente o tempo de compreensão de um outdoor. Steve Jobs já dizia: "as pessoas que sabem do que estão falando, não precisam de power point". 

6. Apresentação: O momento da apresentação é crucial e não há um jeito certo e/ou errado. Autenticidade é a palavra chave. Ser autêntico, mostrar algo que realmente faça sentido para as pessoas.

7. Impacto: Avalie e aumente o impacto de sua apresentação sobre o público. O final precisa ser muito impactante, pois geralmente será o momento que as pessoas irão lembrar, se o tempo passar e as pessoas não lembrarem mais, pode ser que a sua apresentação não teve impacto. Além disso, depois de uma apresentação é importante pedir feedback para as pessoas, quanto mais feedback, mais melhorias você pode fazer!!! Permita-se ouvir e aprender o que você pode melhorar!

Esse artigo foi escrito com base no livro de Nancy Duarte "Apresentações Convincentes", recomendamos a leitura completa para outras técnicas e dicas!!!

Como planejar uma apresentação?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?