Como o endomarketing pode ser essencial nesse momento do Coronavírus?

17/03/2020

No dia 11 de março a OMS - Organização Mundial da Saúde classificou o coronavírus (COVID-19) como uma pandemia. Por isso, nesse momento muitas empresas estão adotando medidas para reduzir a proliferação do vírus, e principalmente para manter a saúde dos profissionais da equipe.

Algumas dessas medidas envolvem:

* Implementar a política de Home Office: nesses casos é importante estabelecer um alinhamento sobre as expectativas da empresa versus profissional, pois não são todas as pessoas que estão acostumadas com essa modalidade de trabalho. Vale a pena criar campanhas e adotar ferramentas que facilitem o processo de comunicação entre os integrantes dos times. Uma das minhas ferramentas preferidas é o Trello. 

* Antecipação de férias e/ou compensação de banco de horas para evitar a proliferação: caso a empresa tenha opção de antecipar as férias dos profissionais e/ou organizar compensações do banco de horas justamente para evitar a proliferação. Isso também ajuda que os profissionais não faltem em função da dificuldade de saber com quem deixar os filhos por exemplo...

* Distribuição de ácool gel e/ou colocação do mesmo em locais estratégicos: orientar os profissionais sobre o álcool gel e incentivar a higienização das mãos é uma medida que pode contribuir significativamente para a prevenção.

* Cancelamento de viagens e de eventos importantes: evitar viagens nacionais e internacionais nesse momento a fim de reduzir as chances de ser impactado pelo vírus.

* Incentivo às reuniões on-line / videoconferências: disponibilizar ferramentas e "elaborar" mini treinamentos de como utilizar as ferramentas para reuniões on-line.

* Antecipação de campanhas de vacinação antigripe: organizar as campanhas de vacinação na empresa.

* Implementação de treinamentos on-line para preparar a equipe: a empresa que busca o crescimento não pode deixar de qualificar os seus profissionais, nesse caso, sugere-se que os treinamentos sejam feitos de forma on-line.

* Reelaboração das ações de endomarketing relacionadas com as datas especiais: nesse momento as ações relacionadas às datas comemorativas devem ser reorganizadas, por exemplo, páscoa e dia das mães, ao invés de fazer ações que envolvam reuniões e/ou grupos de pessoas, opte por fazer homenagens por meio de vídeos. Ex.: No dia das mães fazer um vídeo e enviar por whats app e/ou disponibilizar nos canais da empresa, sempre procurando reforçar que o mais importante é o sentimento / celebrar e que a empresa está preocupada em preservar a saúde dos profissionais.

* Restrições para uso de elevadores e contato pessoal.

* Mudanças de horários dos profissionais para evitar aglomerações e para que os profissionais não estejam todos juntos no mesmo horário.

* Mudanças no transporte utilizado pelo profissional para evitar aglomerações.

* Orientação para que os profissionais doentes permaneçam em casa.

* Criação de um plano emergencial para manter o atendimento dos clientes: organize a sua equipe de modo que todos se mostrem extremamente profissionais e consigam manter o atendimento dos clientes.

* Informar os clientes externos sobre as medidas adotadas para evitar a perda de negócios e adotar estratégias diferentes para manter a sustentabilidade dos negócios. 

* Organização de materiais com dicas para o profissional e familiares do que pode ser feito nesse período de redução de contatos: ex.: dicas de livros que podem ser lidos, treinamentos que podem ser feitos etc.

* Orientação para evitar toque e/ou abraços e apertos de mão.

* Criar e manter atualizado um canal específico para últimas notícias sobre o Corona Vírus, pois dessa forma, os profissionais se mantém atualizados. Desenvolvimento de campanhas com informações sobre a doença: trazer informações atualizadas para evitar fake news.

Você gostou desse artigo?  Você quer ter mais ideias como essas? Entre no Canal do Telegram

Inscreva-se no curso Endomarketing na Prática: http://www.endomarketingnapratica.com.br

Como o endomarketing pode ser essencial nesse momento do Coronavírus?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?