Como o endomarketing pode potencializar a motivação dos profissionais no final de ano?

14/12/2020

O final de ano está uma correria? As pessoas querem finalizar mil projetos e fechar todas as pendências? Algumas pessoas parecem cansadas e desmotivadas? Outras pessoas estão preocupadas com os presentes de natal que precisam comprar... Outras estão preocupadas com as celebrações que precisam organizar? Outras não terão férias em função das férias antecipadas por conta da pandemia. 

Você já parou para imaginar como todos esses profissionais estão se sentindo?

O fato é que final de ano sempre tem uma conotação de encerramento de ciclo e algumas pessoas de fato ficam mais cansadas ou estressadas. 

Por isso o endomarketing pode atuar de forma estratégica por meio de ações que tornem esse mês mais leve e mantenha o bom clima organizacional, permitindo que as pessoas mantenham a motivação para conseguirem fazer o que precisa ser feito. 

Nesse sentido, elenquei algumas dicas que podem ajudar a potencializar a motivação dos profissionais e fechar o ano com chave de ouro:

  1. Analise a situação da sua empresa: Qual é o momento? As pessoas permanecerão trabalhando ou haverá férias coletivas? Como está o clima entre os integrantes da equipe? Os profissionais estão em home-office ou atuando de forma presencial? A situação atual já nos dá pistas do que precisa ser feito.
  2. Identifique possíveis ações que podem ser realizadas: se os profissionais permanecerão trabalhando e terão folgas apenas no Natal e início do ano, que tal potencializar o clima natalino? Surpreender as pessoas com alguma apresentação de Natal? Ou então, colocar uma trilha sonora durante a semana que antecede o Natal com música natalina, e distribuir biscoitos de Natal? Ou ainda, uma visita do papai noel (fazer uma surpresa) e entrega de doces? Se a sua empresa está localizada num local muito quente nessa época, você pode surpreender a equipe distribuindo sorvetes ou picolés... Se as pessoas estiverem em home-office você pode propor um momento on-line para passar uma mensagem de motivação e energia, e/ou enviar presentes para a casa dos profissionais. 
  3. Ajudar as pessoas a mapearem sonhos: Final de ano sempre combina com a reflexão sobre o que queremos para o ano seguinte. Que tal aplicar uma dinâmica simples para que cada profissional escreva uma carta para si mesmo? Ou ainda, elaborar um painel onde cada profissional possa escrever o seu sonho para 2021? Ambas as atividades podem ser realizadas tanto no on-line quanto no off-line.
  4. Proporcionar dicas sobre finanças pessoais para que as pessoas não se endividem nesse período e utilizem melhor os seus recursos financeiros. Afinal, muitos profissionais querem comprar presentes para os familiares, às vezes acabam gastando muito nas férias e esquecem dos compromissos financeiros que virão na sequência.
  5. Organizar um kit férias com dicas criativas com atividades que podem ser feitas nesse período (ex.: receitas de verão, brincadeiras para fazer com as crianças) e entrega de alguns presentes (ex.: chinelo, canga etc). Ou ainda, uma trilha de dicas com opções de atividades de baixo custo para quem permanece na cidade. Caso opte por dar mimos você pode investir em algo que proporcione uma experiência, por exemplo, um kit escalda pés para promover o relaxamento dos profissionais. 

Não é porque é final de ano que precisamos deixar o endomarketing de lado, muito pelo contrário, é o momento ideal para mostrar que há preocupação com as pessoas. 

Você quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas para outras datas?Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Como o endomarketing pode potencializar a motivação dos profissionais no final de ano?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?