Como o endomarketing pode fortalecer a cultura da empresa?

22/10/2020

Endomarketing basicamente consiste em ter uma estratégia ou processo de fazer o marketing para os clientes internos da empresa, ou seja, a equipe de profissionais, destacando os aspectos positivos da organização, aumentando o engajamento e o comprometimento das pessoas. 

O fato é que muitas pessoas não sabem o que é endomarketing e inclusive o confundem com eventos realizados em datas comemorativasentrega de brindes, ou ainda, simples postagens em redes sociaiscom “felicitações” pelas datas.  Canso de ver algumas empresas que fazem postagens, inclusive no LinkedIN e em outras redes, alusivas às datas, e internamente, os profissionais não são comunicados, não tem senso de pertencimento, ou seja, o que é mostrado externamente, não traduz a realidade interna, e ainda, essas postagens aleatórias de fato não se conectam com as emoções das pessoas, geralmente são textos do tipo: parabéns pelo dia XYZ. Pense comigo: quando você recebe um simples “feliz aniversário” você fica conectado ou consegue lembrar exatamente quem lhe enviou essa mensagem? Agora, quando você recebe uma mensagem que foi escrita para você com algo que tenha sentido para você, qual é a diferença? 

A essência do endomarketing está em se conectar com as emoções das pessoas. Quando falamos de endomarketing, precisamos relacionar todas as ações com os fundamentos estratégicos da empresa, missão, visão, valores, propósito, e mais do que isso, trabalhar com as emoções. Por isso, sempre recomendo para os profissionais que analisem quais emoções sentiriam ao receber determinados presentes e/ou ao participarem de determinados eventos. 

O endomarketing  é uma excelente ferramenta para fortalecer a cultura organizacional, independente do tipo de cultura da empresa. Todas as empresas possuem uma cultura organizacional, que pode ser forte ou fraca. 

Inclusive há um estudo de O`Reilly, Chatman e Caldwell que classificam oito perfis comuns de cultura: pragmático, colaborativo, estável, criativo, ágil, executor, consolidado e comprometido.   

Para fortalecer a cultura desejada pela empresa por meio do endomarketing, é importante planejar e estruturar ações que tenham sentido para os profissionais e que evidenciem os “porquês” da empresa:

  • Trazer clareza sobre o que significa cada valor da empresa, muitas vezes os valores estão claros para a alta direção, mas algumas pessoas da equipe não têm o mesmo entendimento, por isso é importante desenvolver ações para mostrar como aqueles valores podem ser traduzidos em comportamentos diários. Por exemplo, se uma empresa fala que um dos seus valores é a excelência no atendimento ao cliente, é importante trazer à tona o que significa no dia a dia, há um padrão de atendimento, há algo que todas as pessoas precisam fazer independente do cargo e/ou função?
  • Campanhas para reconhecer profissionais que são exemplos fortes em relação aos valores da empresa. 
  • Desenvolver um código de cultura, apresentá-lo para os profissionais ainda na integração, e “viver” de fato o código no dia a dia.  O código pode ter vários formatos: vídeo, apresentação, livreto etc. 
  • Reuniões com as equipes para reforçar os aspectos culturais e o propósito: as reuniões podem ser rápidas e contemplar algumas dinâmicas ou vivências. É possível inclusive fazer um jogo ou game sobre os valores da empresa. 
  • Promova uma reintegração onde os profissionais possam “vivenciar / experimentar” os valores da empresa na prática.
  • Promover uma convenção interna com o objetivo de reforçar a cultura organizacional, bem como os objetivos do ano. 

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