Como o endomarketing pode auxiliar a reduzir a ansiedade e a exaustão mental? 

19/10/2020

Na edição de Outubro e Novembro da Revista Você RH há uma chamada para o ano da saúde mental, segundo a matéria publicada sete em cada dez brasileiros estão com medo acima do normal devido à pandemia, o que demonstra que as empresas precisam cuidar do psicológico dos seus profissionais e mais do que isso construir a segurança psicológica em toda a organização para conseguir atingir os objetivos organizacionais. É comum o relato de algumas empresas informando que os profissionais não querem mais trabalhar por conta do medo de contágio.  

Diante disso e do conhecimento de vários estudos que demonstram que as pessoas estão cada vez mais ansiosas, principalmente no Brasil, os planos de endomarketing passaram a contemplar cada vez mais ações voltadas para a saúde dos profissionais. Muitas vezes essas ações estão integradas com outras áreas ou iniciativas da empresa dependendo do porte e da estrutura da organização. 

Com base na minha experiência, resolvi compartilhar algumas ações que costumam funcionar na maioria das empresas:

  1. Rodas de conversa presenciais ou on-line: permitir que cada pessoa possa expressar seus sentimentos seja através da própria fala, ou ainda, de “emojis” que traduzem as emoções básicas do ser humano. Muitas vezes a ansiedade ou estresse é causado pelos pensamentos que não são colocados para fora e se retroalimentam de outras possibilidades que são imaginárias. Nessas rodas de conversa é possível fazer um movimento onde cada um coloca o que costuma fazer para reduzir o estresse e a ansiedade, e no final compartilhar o resultado dessa construção com todas as pessoas da empresa.  
  2. Trazer práticas de gestão das emoções por meio da comunicação interna: muitas pessoas têm dificuldades de lidar com as próprias emoções e nem sempre buscam ajuda para aprender a fazer isso. Por isso, a área de endomarketing ou comunicação interna podem realizar campanhas com o foco em “educar” os profissionais apresentando técnicas de gestão das emoções (exemplo: respiração consciente, caminhada ou atividade física, meditação guiada, meditação integrativa, uso de técnicas de gatilhos, escrita terapêutica, entre outras). 
  3. Promover uma semana do bem-estar com parceiros (empresas especialistas em saúde / bem estar) onde os profissionais podem ter acesso a serviços gratuitos como massagem relaxante / quick massage; sessões de reiki ou outros tipos de terapias para acalmar a mente; momento de meditação em grupo; uma aula de alongamento com profissional capacitado, entre outros. 
  4. Mini palestras focadas em bem-estar com foco em práticas que possam ser aplicadas no dia a dia. O ideal é que sejam palestras rápidas e que as pessoas possam optar em participar ou não. Caso a empresa não possa parar alguma das áreas, é possível também oferecer esse conteúdo de forma on-line com acesso no horário de disponibilidade de cada profissional.
  5. Conversa com o Líder Principal e/ou café especial para mostrar qual é o pensamento da empresa e acalmar os ânimos. 

 

Claro que no momento de prever quais as ações a emrpesa pretende desenvolver é muito importante realmente avaliar o momento dos profissionais da sua equipe, o orçamento disponível, por isso também tenho recomendado que as empresas façam pesquisas quantitativas ou qualitativas para identificar quais as principais preocupações das pessoas, quais as dificuldades que estão enfrentando e quais os pensamentos que mais estão presentes no dia a dia. 

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