Como multiplicar o conhecimento internamente?

05/10/2019

Muitas vezes o conhecimento para executar as atividades da empresa fica restrito a algumas pessoas específicas, nem sempre está explícito de modo que qualquer pessoa possa se apropriar. Cada vez mais percebemos que as empresas precisam adotar práticas para que o conhecimento seja compartilhado e que mais pessoas tenham acesso e que possam aplicar no seu dia a dia.

Nunca esqueço de uma das primeiras consultorias que fiz, onde o dono da empresa tinha um conhecimento específico e fundamental para o funcionamento da empresa e ao sofrer um acidente, a empresa simplesmente parou de faturar, deixou de entregar os produtos para os clientes, pois ninguém sabia fazer o que ele fazia e até a equipe descobrir como fazer, a perda financeira e de clientes foi enorme.

Cada vez mais incentivamos as pessoas que aprendam a “ensinar” e/ou “compartilhar” os seus saberes, até porque quando ensinamos outras pessoas, geralmente aprendemos muito em função das trocas de experiência.

O que muitas profissionais nos perguntam é como multiplicar o conhecimento internamente? Alguns empreendedores inclusive nos dizem, eu tenho pessoas altamente capacitadas, porém elas não sabem repassar o seu conhecimento.

Assim, segue 4 dicas práticas que você pode começar a aplicar hoje na sua organização:

  • Desenvolva processos e incentive as pessoas a atuarem conforme os processos: os processos facilitam a execução das atividades primordiais da empresa e uma vez implementados, caso haja a necessidade de substituição de profissionais, fica mais fácil de treinar os novos profissionais.
  • Promova eventos intencionais de trocas de experiências, onde as pessoas possam falar sobre o seu próprio trabalho, como a sua área de atuação funciona, novidades da área e/ou até mesmo ensinar outras pessoas sobre determinadas atividades e/ou conhecimentos específicos.
  • Implementar um sistema de Gestão do Conhecimento onde as pessoas possam compartilhar seus conhecimentos de forma organizada e automatizada.
  • Capacite as pessoas para que atuem como multiplicadoras do conhecimento. Muitas capacitações e/ou treinamentos podem ser desenvolvidos pela própria equipe da empresa, porém geralmente as pessoas não sabem como fazer, algumas têm medo de falar em público, outras desconhecem metodologias e técnicas que facilitam a aprendizagem. Por isso, proporcionar formações de facilitadores e/ou multiplicadores do conhecimento é essencial.  Não basta apenas capacitar, é muito importante desafiar as pessoas que passem a compartilhar os conhecimentos e com certa frequência.

Quer ajuda na formação de multiplicadores? Temos uma formação específica que pode ser ministrada in Company, faça contato conosco: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br

Como multiplicar o conhecimento internamente?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?