Como homenagear as mães da empresa?

04/04/2019

Nesse ano o dia das mães é comemorado no dia 12 de maio e muitas empresas costumam fazer alguma surpresa ou ação de endomarketing para as funcionárias que são mamães.

Nós resolvemos compartilhar algumas dicas para que você possa organizar um dia especial para as mamães e/ou até mesmo para todos os funcionários.

Lembre-se que antes de planejar a ação, é muito importante pensar no perfil do seu público interno, qual a idade das mães, qual é o número médio de filhos que cada mãe tem, qual é a idade dos filhos etc.

As ações de endomarketing precisam estar focadas no público alvo para que não fiquem sem sentido, por exemplo, se a maioria das mães têm filhos adolescentes, nesse caso não é adequado oferecer uma oficina sobre bebês. Se não há muitas mães, talvez uma ação com os filhos faça mais sentido do que focar somente nas mães.

Então, segue dicas práticas:

* Oferecer Palestras: Oferecer conhecimento prático é sempre algo que pode agregar valor na vida das pessoas. As palestras podem abordar diversos temas, desde os cuidados com bebês (caso haja mães grávidas), temas relacionados à educação das crianças, e/ou até mesmo, algo que está em alta, por exemplo, uma palestra ou workshop sobre inteligência emocional de crianças e adolescentes ou técnicas de kids/teen coaching. O evento pode inclusive focar em práticas facéis de serem executadas para que as mamães possam treinar no dia a dia com os filhos, por exemplo, técnica do espelhamento. A empresa pode elaborar um calendário da semana das mamães e deixar que as funcionárias decidam em qual palestra querem participar.

* Visita Surpresa: Realizar uma visita dos filhos às mães e uma homenagem singela, por exemplo, levar as mães para algum local da empresa e permitir que os filhos façam a homenagem presencialmente, falando sobre o amor de mães e filhos. Houve um ano em que fiz uma ação onde trouxemos os filhos sem as mães saberem, como eram poucas mães, cada criança foi fotografada junto com a sua mãe, e no ano seguinte presenteamos as mães com um porta-retrato com as fotos dos filhos.

* Vídeo Surpresa: Elaborar um vídeo com fotos dos nascimentos dos filhos e com uma mensagem impactante. Para conseguir as fotos (se forem poucas mães) você pode pesquisar nas redes sociais das funcionárias e/ou criar um motivo para que as mães tragam as fotos, por exemplo, atualização de um banco de dados. Outra ideia é pedir que os filhos gravem pequenos vídeos e os mesmos sejam apresentados durante o horário de almoço como uma surpresa.

* Painel ou Vídeo Mães e Filhos: Desenvolver um painel para que as pessoas adivinhem quem é a mãe de cada funcionário. Ou até mesmo gravar um vídeo dos filhos com as mães, caso a empresa não tenha muitas mães. O vídeo pode ser bem criativo, a mãe pode contar uma curiosidade do filho e o filho contar algo sobre a mãe, e/ou cada um falar sobre o que mais gosta na mãe e/ou no filho.

* Desenvolver um presente especial: Uma camiseta, caneca e/ou toalha personalizada com o nome, a foto e/ou caricatura da mãe com o seu filho, um diário dos melhores momentos como mãe (algo atemporal), onde possa ser registrado aprendizados, dúvidas, questionamentos etc. 

* Mural com fotos das mães: Caso a empresa não tenha verba, um simples mural com as fotos e um texto que retrate o que cada mãe significa pode ter alto impacto junto à equipe. 

* Concurso Cultural: Criar um concurso para que cada mãe grave um vídeo sobre o que é ser mãe e divulgar esse vídeo nas redes sociais internas e promover uma votação, onde o vídeo mais votado ganhe um dia num SPA ou algum presente que possa ser usufruido junto com os filhos.

* Um dia de aventuras: Promover um dia de aventuras entre mães e filhos para que possam estreitar o relacionamento e fortalecer os vínculos.

* Kit Piquinique Mães e Filhos: Criar um kit para que as mães e filhos possam fazer um piquinique e aproveitar os bons momentos juntos.

* Fotografe a sua mãe (momento de autenticidade): Desenvolver um concurso para que as pessoas fotografem as mães nos seus melhores momentos e montar um painel com todas as fotos, e/ou ainda, que publiquem a foto com uma hashtag relacionada com a empresa. 

* Decoração especial: Que tal fazer uma decoração especial no refeitório e/ou nas áreas comuns da empresa? As decorações costumam despertar a atenção das pessoas e de forma geral agradam a grande maioria das pessoas.

* Sessão de cinema com baldinho de pipoca personalizado: Promover uma sessão de cinema na empresa com algum filme que aborde o tema das mães, por exemplo, Minha Mãe é uma Peça; Minha Mãe é uma Viagem; O Maior Amor do Mundo etc. Cada mãe pode receber o seu baldinho personalizado com foto dos filhos, nome e mensagem.

Enfim, essas são algumas das ideias que podem ser feitas, mas sempre recomendamos que você faça algo que tenha sentido para o seu público interno e que seja memorável.

Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Como homenagear as mães da empresa?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?