Como fazer o onboarding de profissionais remotos ou em home-office?

27/04/2021

O processo de onboarding ou integração é essencial para garantir que o novo profissional se sinta parte da organização e da equipe na qual vai trabalhar, entenda perfeitamente quais são os valores da empresa, qual é a forma de agir, e principalmente, que tenha acesso às informações e recursos necessários para executar as suas atividades.  

Onboarding é um termo em inglês que significa “embarcar”, mergulhar na organização, conhecendo a sua cultura organizacional desde a etapa da entrevista de seleção até o primeiro dia de trabalho. Quando a empresa consegue mostrar o seu modo de funcionamento desde o início, as pessoas se sentem parte, se engajam com a proposta e sentem-se mais seguras para executar suas atividades com excelência. 

Um dos desafios que muitas empresas têm vivenciado nesse momento é realizar o onboarding para profissionais que irão atuar de forma remota e/ou em home-office.

Por isso, resolvi compartilhar algumas dicas práticas:

  1. Tenha um check list do que é essencial transmitir para esse novo profissional.
  2. Providencie o envio de um kit boas vindas (presentes com a marca da empresa) para a casa do profissional, bem como os recursos necessários para a execução do trabalho (cadeira, mesa, notebook...), além dos logins para acesso aos sistemas / e-mails. Porém não é simplesmente enviar, é importante que tudo seja preparado de tal forma que as pessoas se sintam acolhidas. Sugiro que a mensagem que acompanha o kit boas vindas mencione os valores da empresa.  
  3. Faça um momento de integração do novo profissional com a liderança e depois com a equipe. Você pode inclusive utilizar uma dinâmica quebra-gelo no início da reunião com a equipe ou um quizz onde os profissionais da equipe tentam adivinhar algumas preferências do novo profissional. Assim como cada profissional da equipe pode falar um pouco mais sobre si. Lembre-se que o objetivo é integrar, fazer com que a pessoa se sinta incluída. 
  4. Prepare uma agenda de treinamento e acompanhamento do profissional (treinamento de produtos e serviços; alinhamento com a área de recursos humanos sobre as práticas de gestão etc).  
  5. Realize um tour virtual na empresa, caso a empresa tenha uma sede física. 
  6. Preocupe-se em deixar agendado (a) reuniões de alinhamento para 15/30/60/90 dias para acompanhar o profissional.
  7. No caso do trabalho remoto é importante que a comunicação ocorra de forma frequente para que o profissional não se sinta sozinho / isolado. 

Um onboarding bem feito faz muita diferença. Procure se lembrar de uma empresa na qual você foi bem recebido e como você procurou executar as suas atividades? 

Quer ter um endomarketing estratégico? Inscreva-se no curso on-line Endomarketing na Prática.  

Quer mais ideias práticas de endomarketing? Adquira o nosso livro on-line Endomarketing: da estratégia ao coração.

Entre no Canal do Telegram e receba informações exclusivas sobre endomarketing e comunicação interna.

Acompanhe mais dicas:

Instagram: https://www.instagram.com/flaviabernardioficial/

Facebook: https://www.facebook.com/flaviacbernardi

Como fazer o onboarding de profissionais remotos ou em home-office?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?