Como estruturar uma equipe de alta performance?

24/12/2019

Está na moda falar sobre equipes de alta performance ou desempenho e o mercado tem exigido isso também. Não há mais espaço para medianos, precisamos ter sempre o foco no resultado e potencializar o que cada integrante tem de melhor. 

Geralmente quando falamos sobre equipes de alta performance costuma surgir a seguinte dúvida: Como posso fazer para construir ou ter uma equipe assim? 

Infelizmente não há uma receita de bolo, mas há algumas etapas que podem garantir resultados para a sua empresa:

  • A primeira etapa para ter uma equipe de alta performance é definir exatamente quais são as entregas que se esperam da equipe, ou seja, qual é o resultado final esperado. 
  • A segunda etapa é comunicar para as pessoas que fazem parte dessa equipe as expectativas existentes sobre o trabalho de cada uma delas, e aqui eu sempre reforço a importância do líder ou gestor "gastar" um tempo para ser o mais claro possível em relação às expectativas, se possível, inclusive ter as expectativas por escrito, pois sabemos que naturalmente há ruídos na comunicação.
  • A terceira etapa é prover recursos e/ou capacitações para elevar competências e habilidades. 
  • A quarta etapa é delegar e empoderar cada pessoa da equipe para que faça o que precisa ser feito.
  • A quinta etapa é realizar muitos follow ups (acompanhamentos) e sempre reforçar a meta de forma clara e objetiva. 
  • A sexta etapa que deve estar sempre presente é o reconhecimento, encontrar formas de mostrar para as pessoas o quanto são importantes e o quanto o trabalho delas é realmente valorizado pela organização.

Equipes de alta performance são construídas e podem ser identificadas de longe, geralmente são equipes compostas por pessoas que se complementam, que são comprometidas e sempre procuram em fazer "algo a mais". Costumo dizer que isso já começa lá na etapa de recrutamento e seleção. 

Se você quer receber conteúdos exclusivos, inscreva-se no canal do Telegram.

Como estruturar uma equipe de alta performance?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?