Como delegar de maneira eficaz?

17/10/2019

Delegar é quase que uma arte, pode ser considerada uma ferramenta muito eficaz de motivação dos funcionários. Muitos líderes ou gestores possuem dificuldade, preferem centralizar e às vezes se percebem altamente sobrecarregados, ou vezes, delargam como costumamos dizer. Na prática delegar é fazer o trabalho acontecer por meio de outras pessoas, que podem ou não ser do seu time. Hoje com todas as tecnologias disponíveis, muitas vezes delegamos atividades para pessoas que nem conhecemos, mas que têm a competência para desenvolver a atividade.

Não devemos delegar apenas as atividades que não gostamos de fazer, mas sim, precisamos delegar atividades mais complexas e que muitas vezes gostamos de fazer, isso tudo com o intuito de desenvolver outras pessoas da nossa equipe.

Veja o nosso passo a passo para delegar de maneira mais eficaz:

  • Mapeie as atividades que podem ser delegadas e as pessoas que têm competência e/ou precisam ser desenvolvidas por meio da atividade delegável.
  • Para delegar de maneira eficiente e eficaz é necessário ter uma ideia clara dos objetivos das atividades delegáveis, especificações, o cronograma apropriado, e não apenas sair distribuindo atividades. Tenha clareza do que você quer e como quer, deixe bem claro, especifique.
  • Agende reuniões de monitoramento e/ou suporte para entender se o profissional está conseguindo desenvolver.
  • Um ponto tão importante quanto delegar é saber monitorar as entregas, o líder deve sempre lembrar das atividades que delegou e para quem delegou. Se você tem dificuldade para delegar, comece aos poucos, veja se o profissional da sua equipe está conseguindo cumprir a meta e satifazer as atividades, e aí você pode delegar outros projetos e quem sabe uma meta mais ambiciosa. Tenha um registro das atividades delegadas. Gostamos de sugerir o uso de plataformas com lembretes, por exemplo, o próprio Trello.
  • Uma das dicas importantes que sempre menciono para os líderes é: deixe que a pessoa que recebeu a atividade estabeleça e se comprometa com o prazo de retorno da atividade.  

Lembre-se que delegar também é um meio de desenvolver pessoas, por isso caso delegue projetos ou processos mais complexos, fique a disposição para ajudar o profissional. Tenha certeza que a atividade foi bem compreendida e sempre que possível forneça check list e/ou sugira que o profissional construa um check list.

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi

Como delegar de maneira eficaz?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?