Como criar uma cultura de feedback?

19/10/2020

Feedback é um desafio para a maioria dos líderes, sem sombra de dúvidas talvez seja uma das atividades mais difíceis para alguns, por uma série de fatores: medo de expor suas ideias, medo de magoar, medo da reação do profissional, desconhecimento de técnicas eficazes ou até mesmo falta de treinamento e capacitação para proporcionar feedback. 

O fato é que para proporcionar feedback de forma assertiva é importante levar em consideração a empatia (habilidade de se colocar no lugar de quem está recebendo feedback), a própria comunicação (tem palavras que nunca devem ser utilizadas), gostar de gente, e mais do que isso considerar o feedback um verdadeiro instrumento de desenvolvimento das pessoas.

Poucas empresas ou equipes têm uma cultura de feedback. A cultura pode ser construída aos poucos, e deve sempre começar de cima, os profissionais que ocupam a alta gestão devem receber e proporcionar feedbacks com certa frequência. 

Quando uma empresa tem uma cultura de feedback forte costuma ter equipes mais produtivas, mais focadas e com melhores resultados. Aliás a produtividade é algo que costuma chamar atenção, pois não há espaço para “mimimi”.  

Mas de fato o que é feedback? Feedback é dar um retorno, uma resposta a uma determinada ação. O feedback deve ser muito focado no comportamento, no desempenho, e não sobre a personalidade ou sobre características pessoais. O feedback nunca é uma opinião.  

Há alguma forma única de proporcionar feedback? Não, existem várias técnicas e ferramentas que podem ser aplicadas, mas algumas práticas costumam valer para todos os líderes / equipes:

  • Procure desenvolver o feedback de forma individual, pois assim você demonstra interesse no profissional que faz parte da sua equipe;
  • Se você é um líder que quer contribuir com a sua equipe, procure treinar, fazer um ensaio mental antes de aplicar o feedback;
  • Escolha com cuidado o local onde você irá proporcionar o feedback, evite lugares públicos e/ou com barulho;
  • Antes de proporcionar feedbacks, procure solicitar com perguntas bem abertas: O que você acredita que eu posso melhorar no dia a dia? O que você acredita que eu faço bem e devo manter?
  • Evite julgar: Ex.: Você anda desmotivado; Você pode expressar da seguinte forma: Eu percebo que nos últimos dias você me parece triste / abatido, como eu posso fazer para te ajudar? 
  • Evite rotular: Ex.: Você sempre é agressivo.
  • Quando fizer um feedback, mesmo que seja INFORMAL, diga: isso é um feedback para você. Assegure que o profissional compreende o que é e o que não é um feedback.
  • Procure manter o contato visual com o profissional que está recebendo o feedback.
  • Dê exemplos, traga fatos e dados para o momento do feedback.
  • Fale poucos pontos por feedback e não uma lista interminável. Lembre-se que a nossa mente costuma focar em alguns pontos. 
  • Crie o momento do feedback e dê espaço para questionamentos / perguntas.
  • Sempre construa um plano de ação com quem está recebendo o feedback.

Evite ao máximo não se preparar para o feedback, focar em fatos passados, dar feedback em público, principalmente se forem negativos ou construtivos, basear-se em opiniões alheias, exagerar em críticas ou elogios. O feedback deve ser proporcionado na medida certa, somente assim servirá como um instrumento de crescimento. 

Para criar uma cultura de feedback é importante que todos os líderes da empresa se empoderem das técnicas e sigam as recomendações acima. Além disso, recomendo que os líderes possam conhecer técnicas de feedback e que possam “treinar” muitas vezes antes de aplicá-las.

Feedback envolve comunicação e todos os líderes que buscam resultados precisam aprimorar as suas habilidades nesse sentido.  

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