Como criar equipes de alto desempenho?

17/02/2020

Criar equipes de alto desempenho tem sido um desafio para a grande maioria das empresas. Muitas áreas de gestão de pessoas buscam respostas e estratégias para desenvolver as equipes internamente e nem sempre as estratégias adotadas atingem os resultados esperados, às vezes, há inclusive uma certa frustração. Gestão de pessoas investe, investe, investe, seja tempo, dinheiro, dedicação, estruturando os projetos e o resultado no final não aparece.

Por que será que não funciona? O que está errado? Certamente não houve um bom diagnóstico e a área de gestão de pessoas está realizando o trabalho com base na tentativa versus erro/acerto e com alternativas paliativas, pode ser que uma hora dê certo, mas até dar certo, pode ser que a empresa tenha perdido bastante dinheiro e às vezes pessoas estratégicas.

Outro ponto a ser considerado é que muitas empresas nem mesmo sabem por onde começar para construir essa equipe de alto desempenho, e às vezes seguem por caminhos adotados por outras organizações, que por sua vez, tem outra cultura. Aliás, você sabia que a palavra cultura deriva do latim cultus, que significa cuidar?

Ou seja, cada empresa tem um jeito de cuidar dos seus profissionais, que é diferente, é praticamente impossível as empresas terem culturas iguais, mesmo em grupos de empresas ou empresas situadas em cidades diferentes há diferenças significativas.

Quando entramos em algumas empresas como consultores conseguimos identificar facilmente os sinais da cultura, desde a recepção até a forma como a empresa cuida das suas pessoas no dia a dia. 

Certa vez visitei uma empresa que havia me demandado um treinamento para os seus líderes, percebi que o fato de eu ser mulher fez com que minha proposta fosse quase que descartada na hora da apresentação, a reunião foi resumida em menos de 30 minutos, aí notei que nessa empresa não havia nenhuma mulher no alto escalão e a postura dos líderes só refletiam a postura do diretor geral, o problema que ele queria resolver era na realidade o reflexo da atuação dele mesmo, extremamente fechado com dificuldades para tomada de decisão, uma comunicação centrada nele mesmo, ego super inflado, cultura de proteção extrema, mesmo havendo sérios problemas, as pessoas não comunicavam porque não queriam gerar conflitos, o mesmo acontecia com esse diretor, mesmo que ele visse que precisava dizer algo para os seus líderes, costumava protelar, ou seja, se a equipe de líderes não está desempenhando a sua função, veja como está quem está acima dessa equipe, é apenas um reflexo. 

Um estudo conduzido em Harvard em 200 empresas evidenciou que uma cultura forte (Ex.: Disney, Google etc) aumenta a receita líquida em 765% no decorrer de 10 anos. Mas novamente como fazer isso? Como construir empresas com cultura forte e gerar esse resultado? A resposta talvez esteja em "cuidar" das pessoas de forma estratégica, ou seja, fortalecer a cultura.

Para fortalecer a cultura e criar equipes de alto desempenho você precisa atentar para os seguintes pontos:

1. Criar um ambiente de extrema confiança:  confiança é algo que se constrói todos os dias, onde cada pessoa possa saber que pode contar com a empresa e com os colegas de trabalho. As pessoas são reconhecidas por fazerem parte do grupo e entendem a sua importância dentro do grupo. Nesses casos é sempre recomendável que o líder reforce a importância de cada pessoa, afirmando "você faz parte dessa equipe, você é importante para a equipe etc...". Mesmo que as pessoas saibam o quanto são importantes, o líder precisa reiterar isso inúmeras vezes... 

2. Desenvolver segurança psicológica: cada vez mais as empresas estarão preocupadas em desenvolver a segurança psicológica dos profissionais e para isso o líder precisa demonstrar sua capacidade de ouvir os profissionais da equipe, olhar nos olhos, minimizar interrupções e solicitar ativamente a participação das pessoas. A segurança psicológica se constrói com base na escuta ativa, não há outra forma, as pessoas se sentem seguras quando se sentem ouvidas. 

3. Ter líderes preparados e que saibam liderar de fato: o mundo vive uma crise de líderes imensa, há mais oportunidades do que líderes preparados, as pessoas desejam a ascensão, mas são poucas que desejam passar pela jornada de preparação. Um verdadeiro líder sabe conduzir sua equipe, foca em resultados, têm visão sistêmica, enxerga oportunidades, sabe expressar e comunicar suas ideias com a intenção desejada. O líder precisa se preparar, assim como um "corredor" se prepara para uma maratona.

4. Construir pertencimento e engajamento:  os profissionais precisam sentir que fazem parte do grupo, que o grupo é mais forte do que os saberes individuais e que se cada um precisar ir um pouco além, todos irão se ajudar. Pertencimento e engajamento podem ser trabalhados por meio da comunicação interna e um endomarketing estratégico. 

5. Trabalhar o feedback como uma ferramenta normal da empresa: criar momentos de feedback sinceros e verdadeiros, mesmo que sejam desconfortáveis. Profissionais que recebem feedbacks podem realizar melhorias no seu dia a dia, se não recebem feedbacks acabam aceitando resultados ruins ou medianos. Feedback exige treino e a construção de uma cultura propícia para isso. Há inúmeras técnicas que podem ser utilizadas e se o líder estiver preparado, saberá qual é a melhor técnica a ser utilizada em cada caso.

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