Como comemorar o dia da mulher?

26/02/2019

No dia 08 de março comemora-se o dia internacional da Mulher e nessa data geralmente as mulheres costumam esperar algum tipo de homenagem ou mimo da empresa na qual trabalham. Por isso, resolvemos dar uma ajudinha com algumas dicas bem especiais para encantar as mulheres nessa data, já que muitas ações são realizadas e às vezes não causam um impacto positivo ou uma experiência. Costumo dizer que hoje é mais importante proporcionar uma experiência do que simplesmente entregar um presente ou brinde. 

Mais do que nunca é importante pensar no papel da mulher atual, que se preocupa com a carreira, com os filhos, com a família, que exerce múltiplos papeis etc, e ao mesmo tempo pensar no que pode ser oferecido que pode ajudar a essa mulher não se sentir sobrecarregada, mas sim com autoestima elevada, potencializando tudo o que tem de bom dentro de si. Certamente quando elevamos a auto-estima, elevamos também a nossa performance no ambiente de trabalho.

Segue então as nossas dicas, esperamos que você aproveite alguma delas:

  • Workshop Desenvolvimento Pessoal: Quando utilizamos técnicas de coaching e fazemos as mulheres pensarem sobre o seu papel, as esferas da sua vida (espiritualidade, carreira, família, relacionamentos etc), muitas começam a se perceber, ter um tempo para olhar para si. Esse workshop pode auxiliar cada mulher a pensar nas suas metas e no seu propósito de vida. 
  • Palestra Empoderamento Feminino: O objetivo de proporcionar uma palestra é levar conhecimento, entregar algo que seja inesquecível, que fortaleça o "eu" de cada mulher, que faça com ela possa ser reconhecida, elogiada, sinta a sua importância no mundo e não apenas no seu trabalho. Sempre recomendo que esse tipo de palestra seja leve, divertido e descontraído, extraíndo das pessoas o que elas têm de melhor.
  • Workshop de make: as mulheres costumam gostar de maquiagens, então você pode fazer uma oficina ou workshop com dicas de maquiagem, porém não ofereça apenas um Workshop onde o foco seja a comercialização de produtos, vá além ofereça um workshop onde as mulheres possam se perceber, sentir, experimentar e ver o que realmente funciona para cada uma. Se houver um número pequeno de mulheres ofereça um horário individual para cada uma para que todas possam ser maquiadas revelando a sua melhor versão, é possível fazer o antes e o depois, estimulando que as mulheres possam revelar a sua real beleza. 
  • Oficina de Culinária: Essa oficina é muito legal, permite que as mulheres troquem experiências, sugiro também a troca de receitas, onde cada uma pode levar uma receita e colocar numa caixinha decorada, e no final cada uma sair com a receita de outra colega. A oficina também pode ser um desafio do tipo MasterChef, onde você pode fazer com que haja integração, trabalho em equipe etc.
  • Sessão de Massagem: Proporcionar uma mini sessão de massagem com um kit spa day é sensacional. Você pode fazer isso dentro da empresa e/ou reservar um horário num spa e/ou hotel urbano.
  • Vale beleza: Caso você não tenha como oportunizar um momento para cada mulher dentro da empresa, um vale dia de beleza ou algo nesse sentido, também costuma ser bastante apreciado.
  • Recepção diferenciada na empresa: O tapete vermelho e o painel da fama sempre estarão em alta, recepcionar as mulheres com uma música / violinista, flores e um tapete vermelho nunca sairá de moda, é algo que encanta e transforma o dia.
  • Vídeo mensagem dos familiares: Com toda a tecnologia disponível é possível solicitar que cada familiar envie um vídeo personalizado falando sobre os sentimentos por essa mulher e/ou até mesmo montar algo a partir das fotos disponíveis no Facebook ou outras redes sociais, geralmente gera um impacto grande e emociona.
  • Planner Personalizado: Se você tem mulheres que precisam exercer múltiplos papeis e ter uma organização para lidar com todos os aspectos do dia a dia, recomendo o desenvolvimento de um planner personalizado com mensagens de automotivação.
  • Workshop de Moda e Estilo: Ensinar dicas práticas de como se vestir para as diversas ocasiões com roupas que elas já têm no guarda-roupas.
  • Oficina Independência Financeira Feminina: Uma oficina bem prática para ensinar as mulheres sobre o poder do investimento, como fazer o dinheiro render e se empoderar a partir da independência financeira. Eu sempre sugiro que as oficinas e palestras sejam ministradas por mulheres, pois assim fica mais fácil de criar empatia e engajamento.
  • Café da manhã ou Jantar: Promover um encontro gastronômico para elas, sempre valorizando o que tem mais sentido para o grupo, sem constranger pessoas.
  • Sessão fotográfica:  Faça parcerias com fotógrafos da sua região e promova um dia de sessão fotográfica, depois faça a exposição dessas fotos atribuindo adjetivos positivos que reforçem o que cada mulher significa e/ou se percebe.
  • Presentes: Ofereça um presente que tenha utilidade, nesse caso é bem importante observar o perfil do grupo e oferecer algo que valorize a autoestima feminina. Que tal presentar com livros voltados para a autoestima e empoderamento? 
  • Dicas da Nutri: Promova um dia de saúde vinculado ao dia da mulher com dicas saudáveis de nutrição.
  • Dia do Cinema: Faça uma parceria com o cinema local e leve sua equipe para curtir uma comédia. Nesse caso vale disponibilizar pipoca e escolher um filme bem agradável, de preferência alguma novidade. Antes de iniciar o filme é possível colocar um trailer com as imagens das mulheres superpoderosas, no caso as funcionárias.
  • Cartão escrito a mão: Não subestime o valor de um cartão escrito a mão, é extremamente poderoso, às vezes não temos verba para investir, mas temos a criatividade para fazer algo que realmente emocione.

veja: 17 livros para inspirar o seu Endomarketing

 Inscreva-se no nosso canal do Telegram

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi

Como comemorar o dia da mulher?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?