Como comemorar o aniversário da empresa?

08/07/2019

Nem sempre as empresas costumam comemorar o aniversário (data de fundação da empresa). Nós sempre recomendamos que essa data seja lembrada e comemorada, pois geralmente empresas criam oportunidades para as pessoas e para outras empresas, demonstram superação, e o fato de prosperar e permanecer no mercado já é um grande motivo para comemorar, uma vez que no Brasil de acordo com o SEBRAE 1 a cada 4 empresas fecha antes de completar dois anos.

A comemoração do aniversário da empresa pode contribuir para integrar as pessoas e reforçar a história, os valores ou princípios da empresa, e é um ótimo motivo para engajar ainda mais as pessoas. Por isso cada ano de existência deve sim ser comemorado.

Nossas sugestões para marcar o aniversário da empresa são:

  • Selo alusivo ao tempo de existência da empresa e identidade visual: sugerimos a criação de um selo para 5, 10, 15, 20, 25 anos, pois essas datas são marcos para a empresa etc. O selo pode ser utilizado durante todo ano, e ainda, estar associado ao reforço de marca da empresa.
  • Café da manhã, Jantar ou almoço especial: que tal preparar um café da manhã especial para receber os funcionários, almoço e/ou jantar? Aqui podemos criar inclusive algumas interações com as pessoas, perguntando quem lembra de determinados fatos históricos da empresa, tais como “nome do primeiro cliente”, “primeiro reconhecimento da empresa”, “nomes dos primeiros funcionários”, “ano do primeiro recorde de vendas” etc, a empresa pode inclusive investir em algum aplicativo e/ou totem para realizar um quizz e os vencedores podem ganhar brindes com a marca.
  • Homenagem aos profissionais que iniciaram junto com a empresa: realizar uma homenagem para todos os profissionais que iniciaram com a empresa e que viram o crescimento da mesma. Nessa homenagem é interessante trazer os familiares para que possam prestigiar e sentir o orgulho do funcionário.
  • Campanha surpresa: sabe quem está de aniversário hoje? Muitas vezes as pessoas esquecem qual é a data de fundação da empresa, então algo que pode despertar a curiosidade é criar uma campanha surpresa onde as pessoas possam deixar os palpites sobre quem está de aniversário.
  • Cápsula do tempo: que tal construir junto com a equipe uma cápsula dos desejos para os próximos 5 ou 10 anos da empresa e já deixar marcado uma data para a abertura da cápsula? Essa é uma dinâmica que pode ser aplicada para que todos se sintam parte da história da empresa.
  • Minibolo e/ou entrega de voucher: entregar um mini-bolo com velinha correspondente ao tempo de empresas e/ou ainda, um voucher para que o funcionário possa trocar por uma torta para comemorar com a família.

E você o que tem feito para comemorar o aniversário da sua empresa?

Se quiser aprender mais, inscreva-se no nosso curso on-line Endomarketing na Prática.

Como comemorar o aniversário da empresa?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?