Como aumentar o foco?

03/03/2019

Hoje em dia muitas pessoas têm dificuldades em manter o foco, afinal há muitas distrações disponíveis, o simples fato de entrar na internet nos leva para um universo de possibilidades, a mesma coisa acontece quando navegamos no YouTube, por exemplo, ou em qualquer outra rede social, podemos gastar horas olhando páginas e páginas sem ter nenhum resultado no final.

Ouvindo muitos executivos e profissionais do mercado, comecei a perceber que a falta de foco tem sido um problema na maioria das organizações, o que resulta em entregas ineficientes ou inexistentes. Os profissionais até são bons, porém acabam se perdendo diante de tantas distrações. Por isso resolvi escrever esse artigo para ajudar as pessoas com algumas ideias sobre como aumentar o foco e potencializar os seus resultados.

Inicialmente gosto de citar uma das definições de Goleman (2014) que diz que devemos ter três tipos de foco: o foco interno que nos coloca em sintonia com nossas intuições, valores principais e as nossas melhores decisões; o foco no outro que facilita nossas ligações com as pessoas e o foco no externo, que nos ajuda a navegar pelo mundo que nos rodeia. Ou seja, tudo começa por nós, quais são as nossas metas, objetivos e prioridades.

Agora vamos às dicas práticas para você ampliar o seu foco:

  • Regra dos 20 / 80 – Eu sou apaixonada por essa regra, é muito simples, você deve sempre analisar as suas atividades e identificar as 20% que irão gerar 80% dos seus resultados, por exemplo, no meu caso, as atividades que geram maior resultado estão vinculadas às atividades relacionadas aos clientes. Então, entre todas as atividades que preciso executar, sempre prefiro selecionar as que estão vinculadas aos clientes.
  • Definição de prioridades - Defina 3 prioridades para a sua vida e faça as atividades conforme essas prioridades.
  • Ambientes com menos distrações – Escolha atuar em ambientes com poucas possibilidades de distrações, por exemplo, no passado fiz um estágio onde tínhamos uma televisão disponível para os clientes, porém como também ficava acessível para a equipe, era muito fácil se distrair em função das notícias de última hora. Por isso sempre recomendo, escolha um ambiente com poucas distrações, um ambiente silencioso e com poucas possibilidades de você ser interrompido. Uma outra possibilidade é agendar uma reunião consigo mesmo, ou seja, marcar uma agenda exclusiva com você  mesmo na sala de reuniões para não haver interrupções.
  • Fones de Ouvido – Caso você não tenha opção e trabalhe em ambientes com muito barulho e/ou distrações, costumo recomendar o uso de fones de ouvido, já existem estudos da neurociência que comprovam que o uso de fones de ouvido com alguma música que lembre coisas positivas e/ou boas, aumentam a produtividade e o foco das pessoas.
  • Técnica de pomodoro – Organize o seu tempo e programe paradas para o descanso da sua mente. Para saber mais sobre essa técnica, veja um vídeo que gravei.

 

  • Meditação - Pesquisa realizada pela Harvard Medical School, nos Estados Unidos, mostrou que a meditação realmente auxilia no aumento do foco, um dos efeitos da meditação centrada na respiração é o aumento da massa cinzenta e a alteração no formato do cérebro.
  • Listas de Atividades – Esvazie o seu cérebro por meio de uma lista de atividades. Eu particularmente gosto de utilizar listas separadas por categorias, isso otimiza o meu tempo e evita a sobrecarga da mente. Eu gosto de organizar as minhas listas no Google Keep.
  • Compartilhamento das metas com uma pessoa – Se você perde o foco com frequência é bem legal ter alguém com quem você possa compartilhar a sua meta e que essa pessoa possa cobrar um retorno sobre as suas atividades.
  • Treinamento – Há um case inspirador, trata-se do Michael Phelps, diagnosticado com TDAH na infância, inclusive uma das suas professoras havia comentado que ele não ficava parado / quieto e que não seria capaz de focar em nada. Phelps simplesmente conquistou 22 medalhas, certamente um dos atletas mais condecorados dos últimos tempos. O que fez com que o atleta tivesse esse desempenho? Muito treinamento, diferente dos seus pares, Phelps treinava sete dias por semana, 365 dias por ano, dos catorze anos até as Olimpíadas de Pequim, ou seja, entendeu que treinando inclusive aos domingos ganharia a vantagem de 52 dias de treinamento a mais que os outros competidores.  Se ele fez isso e venceu, como vamos nos dar o luxo de não treinar o máximo possível?
  • Pratique os 5S – Muitas pessoas detestam os programas de 5S, eu sou super adepta, tive a sorte de quando era estagiária de uma grande corporação ser um dos membros da equipe de avaliação e desde então comecei a aplicar na minha vida. Mantenha a sua mesa limpa e organizada, isso fará com que você tenha mais atenção na atividade que está desenvolvendo.
  • Hábito da leitura – Quanto mais você lê, mais você amplia o seu foco. A leitura constante faz com que tenhamos que nos concentrar no que está sendo lido, e isso exige prestar atenção no que você está lendo.

Livros recomendados para você entender mais sobre o assunto:

  • Foco: a atenção e seu papel fundamental para o sucesso do Daniel Goleman
  • A única coisa de Gary Keller e Jay Papasan

Artigo escrito por Flávia C. Bernardi

 

Como aumentar o foco?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?