Como aplicar o feedforward de forma simples e eficaz?

14/11/2019

Como líder talvez você já tenha ouvido a expressão feedback, pois bem, cada vez mais vamos ouvir falar do feedforward. Assim como o feedback, feedforward tem relação direta com o "nutrir", "forward" é uma palavra em inglês que significa para frente, ou seja, em síntese podemos dizer que é nutrir/alimentar para a frente / futuro. Essa expressão foi cunhada pelo americano Marshall Goldsmith, que já orientou mais de 50 mil executivos, escreveu mais de 30 livros, é coach de vários CEOS e reconhecido com um dos mais influentes em gestão. 

Quando falamos em feedforward estamos nos referindo ao presente e ao futuro, o foco nunca é olhar o passado. O objetivo dessa técnica é aperfeiçoar as competências do profissional, pode ser conduzida pelo líder e/ou pelo próprio profissional. Em muitos casos recomendamos que o próprio profissional aplique a técnica e inclusive pergunte para outras pessoas com as quais convive.

Quando a técnica é conduzida pelo líder, é baseada em perguntas assim como o coaching, feitas diretamente ao profissional de forma objetiva e direta no sentido de contribuir com o seu futuro. 

Quando perguntamos, devemos praticar a escuta ativa, focando no futuro do profissional sem julgamentos e estabelecendo um clima de confinça. Geralmente nessa técnica utilizamos perguntas bem diretas, como por exemplo: Como você pode fazer a mudança a partir de hoje? Como você acredita que estará no futuro se começar a mudar agora?

Ou seja, é importante escolher algo para mudar, um comportamento que faça uma diferença positiva na vida do indivíduo; após é importante descrever esse comportamento e realizar anotações do que será feito.

Tanto no feedback quanto no feedforward é importante que o profissional estabeleça um plano de ação, que saia com algo para ser aplicado imediatamente, pois sabemos que todas as mudanças de hábitos e/ou comportamentos envolvem gasto de energia, e geralmente temos a tendência de voltar aos padrões originais.

Na minha visão, o feedfoward complementa o feedback, muitas vezes podemos utilizar ambos de forma integrada. Aplica-se o feedback e na sequência perguntas de feedforward.

Se você gostou desse artigo e quer aprender mais conosco, acesse o nosso Blog.

Como aplicar o feedforward de forma simples e eficaz?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?