Como a tecnologia pode nos auxiliar com a inteligência emocional?

17/10/2019

Inteligência emocional foi considerada pelo Fórum Econômico Mundial a sexta competência mais importante para o ano de 2020. É notável que as pessoas perdem oportunidades de trabalho e/ou são demitidas muitas vezes pela falta de inteligência emocional, já ouvi de inúmeros diretores e gestores que gostariam de promover determinado funcionário para que fosse um sócio, porém por falta de inteligência emocional esses profissionais acabam se perdendo e muitas vezes deixam de realizar os seus grandes sonhos. Muitas vezes os profissionais são testados, pois para ser um sócio e/ou um empreendedor você também precisa ser muito resiliente e precisa aprender a separar questões pessoais das profissionais.

Talvez você conheça pessoas que parecem estar sempre recomeçando, não conseguem crescer com sustentabilidade, trocam de emprego várias vezes, não conseguem lidar com pessoas diferentes delas, às vezes “explodem”, falam o que não deveriam falar, ou ainda, sofrem por não conseguirem expressar suas opiniões. São pessoas que parecem estar sempre recomeçando, que às vezes sentem-se como vítimas da situação e não assumem o papel de protagonistas. Essas pessoas não têm culpa, apenas não aprenderam a lidar com as próprias emoções. Fico muito feliz de perceber que hoje inúmeras escolas estão implementando a disciplina ou matéria de Gestão das Emoções, pois isso demonstra que podemos preparar as crianças para serem adultos mais autoconscientes e preparados para lidarem com as suas próprias emoções.

Outro fenômeno atual que tem tudo a ver com a falta de inteligência emocional é a síndrome do pensamento acelerado, onde a mente fica repleta de pensamentos, a pessoa se sente ansiosa e às vezes tem lapsos de memória e dificuldade de se concentrar e/ou dormir.

Na MKF desenvolvemos um treinamento para desenvolver a competência de Inteligência Emocional, onde apresentamos como a mente funciona e o que a pessoa pode fazer na prática para desenvolver a sua inteligência emocional e aproveitar as oportunidades que a vida lhe proporciona. Porém sabemos que nem sempre as pessoas têm disponibilidade e/ou conseguem se organizar para participar de um treinamento, por isso, resolvemos compartilhar dicas de aplicativos/tecnologias que podem auxiliar você no seu dia a dia na gestão das suas emoções, pois sabemos que se cada dia uma pessoa melhorar 1% no final de um ano teremos uma melhoria significativa.

Segue dicas de aplicativos:

  1. Cogni - é um aplicativo gratuito onde você registra diariamente como está se sentindo, quais são as emoções marcantes, pensamentos e ações realizadas a partir da emoção. O mais legal do aplicativo é que com o tempo você tem um registro de como está se sentindo e se tiver o acompanhamento de um terapeuta pode compreender melhor os seus padrões, podendo trabalhar esses comportamentos nas sessões.
  2. Be Okay - aplicativo para auxiliar as pessoas ansiosas, possui ferramenta para controle da respiração.
  3. Zen - aplicativo voltado para o bem-estar, tem um termômetro para registro das emoções, mantras e guias para meditação.
  4. Gratitude Journal - é um aplicativo para registrar a gratidão, também pode ser feito manualmente, o simples fato de você registrar os motivos pelos quais é grato, faz com que você se sinta melhor e perceba o quanto a sua vida é valiosa.
  5. Headspace - aplicativo que ensina como meditar de forma simples.
  6. Cíngulo - é um aplicativo que funciona quase como uma terapia guiada, tem sessões de autoconhecimento, diário emocional, práticas simples para lidar com ansiedade, insegurança, autoestima etc.
  7. PlenaMente - esse aplicativo é o meu preferido, é baseado em estudos de hipnose, tem áudios para relaxamento profundo, prosperidade financeira, anti-estresse entre outros.

Caso você queira saber mais sobre esse tema, faça contato comigo: flavia.bernardi@mkfsolucoes.com.br 

Como a tecnologia pode nos auxiliar com a inteligência emocional?

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?