Como a liderança afeta os resultados e quais as competências deve desenvolver?

15/04/2021

É notável que verdadeiros líderes geram resultados, constróem equipes, fazem as pessoas terem interesse em bater as metas, crescer e se desenvolver. 

Mais do que nunca estamos defendendo o desenvolvimento de competências de liderança em todos os níveis organizacionais

Não importa o cargo no qual a pessoa se encontra, se ela tiver o espírito de líder, certamente trará mais resultados para a empresa, e consequentemente, se sentirá mais satisfeita com o trabalho em si. 

Se você estudar a história de empresas que crescem, vai perceber que por trás dessas empresas há grandes líderes, basta observar o sucesso da Magazine Luiza, Grupo Gazin, Renner, Empresas Randon, entre tantas outras. 

Por outro lado, se você estudar a história das empresas que quebraram, vai perceber que faltou liderança. 

Toda empresa que tem uma liderança forte, tem excelentes resultados. A nossa experiência como consultores nos mostra que quando as empresas substituem líderes que não estão dando resultado por outros, o resultado vem e a empresa cresce. Na maioria das vezes o que trava o crescimento da empresa é a liderança. 

Agora talvez você esteja se perguntando: quais as competências que a liderança precisa desenvolver nesse mundo tão acelerado, o tal do mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo)? 

Tem competências essenciais que “devem” ser desenvolvidas por todos:

  1. Autoconhecimento: quanto mais o líder se autoconhece, mais ele consegue lidar com outros profissionais. Você já deve ter trabalhado com líderes que não percebem as suas falhas e as consequências na equipe são gigantescas. Tem líderes que nunca fizeram um assessment na vida, que nunca tiveram a oportunidade de olhar para si e saber realmente o que precisam melhorar. 
  2. Comunicação eficaz e assertiva: a maior parte dos problemas das empresas está relacionado com falhas de comunicação, falta de clareza e até mesmo na forma de expor as ideias. Muitos líderes até sabem onde querem chegar, entretanto, no momento de expor as ideias não conseguem se fazer entender. 
  3. Feedback eficaz: a maioria dos líderes não conhece técnicas eficazes de feedback. A maioria pensa que dar feedback é fazer uma conversa e não percebe que detalhes importam sim. Nas inúmeras simulações que fiz com grupos, tenho percebido que os erros são sempre os mesmos. 
  4. Delegação: infelizmente há líderes que se apegam tanto ao operacional que deixam de trabalhar naquilo que pode trazer mais resultados; muitos líderes desconhecem técnicas de delegação eficaz. 
  5. Desenvolvimento de equipes: a liderança de uma pessoa é medida pela quantidade e qualidade de líderes desenvolvidos. Quanto mais líderes você conseguir desenvolver, mais líder você se tornará. 

Tem muitas pessoas que querem crescer, mas não desenvolvem essas competências ou acreditam que já estão preparadas, e depois sofrem no dia a dia porque não estão conseguindo obter os resultados que gostariam. 

Se você quer realmente ser um líder, evoluir, bater metas junto com a sua equipe, você precisa atentar no mínimo para essas competências.

Recentemente fiz uma entrevista com um dos alunos do Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores e a empresa dele cresceu 300% depois de desenvolver as competências para liderar e aplicar na empresa. 

 

Ps.: Todos os dias faço o Encontro com Flávia Bernardi, no qual trago conteúdos gratuitos e de valor sobre liderança. Você pode acompanhar diretamente no instagram:  

https://www.instagram.com/flaviabernardioficial/

 

Agora, se você quer desenvolver as competências para Liderar, inscreva-se no Programa de Desenvolvimento de Líderes e Gestores. Já treinei mais de 3 mil líderes e são inúmeros os casos de sucesso. 

 

 

 

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