As 3 melhores ferramentas para gerenciar o tempo

07/10/2020

Quando falamos sobre gestão do tempo, estamos falando sobre gerenciar a vida. Imagine que você tem apenas um ano de vida, o que você faria? O que mudaria imediatamente? Onde você investiria o seu tempo? 

Muitas pessoas vivem na expectativa de que algo aconteça e procrastinam os seus grandes sonhos, às vezes deixam para depois uma viagem,  a decisão de ser mãe ou pai, um casamento, um momento de descontração com os amigos em prol de outras questões, tais como carreira e crescimento profissional. Às vezes acontece o contrário dedicam muito tempo para a vida pessoal e pouco para a vida profissional e quando se dão conta não tem como correr atrás do tempo perdido. 

Não é errado priorizar um ou outro, mas o fato é que muitas pessoas deixam de viver o seu grande propósito por não saberem como gerenciar o seu tempo. 

Muitas pessoas não costumam pensar nessas hipóteses e de fato desperdiçam a vida. O tempo talvez seja o único recurso que quando não é utilizado, é desperdiçado e sabemos que muitas das nossas decisões de hoje influenciam no nosso amanhã. 

Por isso, quando falamos sobre gestão do tempo é importante utilizar ferramentas que tenham sentido e que proporcionem que você consiga atingir o seu propósito. 

Eu já treinei inúmeras equipes de empresas de diferentes portes e segmentos com as melhores técnicas de gestão do tempo e produtividade, e posso dizer para você que há 3 ferramentas que são fundamentais para você gerenciar melhor o seu tempo e que servem para a vida:

  1. Definir as suas prioridades com base nos seus objetivos ou sonhos. Sabemos que não é possível fazer tudo o que queremos, e há inúmeras distrações que nos tiram o foco, por isso recomendo que você estabeleça as prioridades da sua vida, e também as prioridades de cada dia. Todos os dias tenha listado quais são as suas três prioridades do dia que vão de encontro com os seus objetivos ou sonhos. Além de ter clareza sobre as prioridades, é importante que você siga o que definiu para o dia. 
  2. Criar o hábito de planejar. Cada minuto gasto em planejamento, você economiza horas na execução. Comece planejando o seu dia, conforme você vai criando esse hábito, conseguirá planejar a semana, o mês, o ano etc... Nem todas as pessoas têm facilidade com planejamento, mas no momento em que adquirem o hábito de planejar começam a perceber os benefícios que o planejamento trás, tais como reduzir a ansiedade, clareza sobre o que precisa ser feito etc. Há vários modos e técnicas diferentes de planejamento, é preciso estar aberto para isso. 
  3. Crie um sistema para monitorar a execução das ações e/ou projetos: infelizmente a nossa mente não consegue absorver todas as informações disponíveis no dia a dia, por isso é importante você passar a utilizar uma forma de registrar as suas atividades, exemplo, agenda, planner, aplicativo no celular etc. 

O tempo é muito democrático, ninguém tem mais que 24 horas por dia e ninguém tem menos que isso, por isso precisamos aprender a valorizar esse tempo e gerenciá-lo da melhor forma possível.  Eu fico muito orgulhosa de alunos que participaram dos meus treinamentos de gestão do tempo e produtividade e conquistaram tempo livre para as suas questões particulares, mais organização e disciplina, mais saúde, tudo isso mostra que a vida (tempo) foi valorizado. 

Se você quiser ser mais produtivo, valorizar ainda mais a sua vida, vencer a procrastinação, inscreva-se no Produtividade Power, um treinamento 100% on-line. 

As 3 melhores ferramentas para gerenciar o tempo

Quer receber novidades e dicas para sua empresa?